As pilhas e baterias são responsáveis pelo funcionamento de milhões de aparelhos, todos os dias, ao redor do mundo. Elas, embora sejam importantes para a praticidade da vida como conhecemos, tornam-se bombas de poluição quando descartadas de maneira incorreta e podem prejudicar, permanentemente, a saúde de animais e seres humanos. 

De acordo com dados oficiais, divulgados pela Sabesp, uma única pilha do tipo AAA, descartada de maneira irregular, pode ser responsável pela contaminação de 7500 litros de água. Com isso, cidades como São Paulo podem encontrar ainda mais dificuldade na missão de descontaminar rios importantes, como o Tietê e o Pinheiros. 

Esse fenômeno acontece porque pilhas e baterias levam em sua composição uma quantidade considerável de metais pesados, como chumbo, níquel e mercúrio – elementos que podem ser prejudiciais à saúde e meio ambiente. Por isso, é importante que esses materiais sejam descartados de maneira correta. 

 

Como descartar pilhas usadas?

O lixo eletrônico não deve ser descartado no meio ambiente junto com o lixo comum. Por isso, de acordo com Resolução CONAMA nº 257 de 30/01999, pilhas e baterias devem ser recolhidas pelo próprio fabricante. 

Isso significa que, de acordo com essa norma, fabricantes, importadores, redes autorizadas de assistência técnica e comerciantes de pilhas e baterias ficam obrigados a coletar, transportar e armazenar o material, ficando ainda os fabricantes e importadores encarregados da futura reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final do produto. 

 

Problemas de saúde

Na saúde do ser humano, as pilhas e baterias podem desencadear doenças por meio do toque, ingestão ou respiração (quando o material é queimado). Saiba quais são as principais: 

  • Danos nas articulações
  • Inflamação pulmonar
  • Insuficiência renal crônica 
  • Perda de memória 
  • Distúrbio digestivo 
  • Insuficiência cardíaca 

 

Descarte!

Para conhecer o ponto de coleta mais próximo, clique AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *