Sabe quando você exagera um pouco nas compras do mês e acaba deixando alguns alimentos estragarem? Ou quando você aproveita a promoção na feira e compra mais frutas e legumes do que realmente precisava?

A ideia do aplicativo Comida Invisível é evitar que esses alimentos sejam desperdiçados e acabem no lixo. Ele conecta doadores e donatários e garante que esses produtos tenham um destino final mais útil. Anteriormente, ele permitia apenas que pessoas jurídicas que produzem ou comercializam alimentos, como restaurantes, supermercados, bares e buffets, fossem os doadores, mas uma nova atualização da plataforma já permite que pessoas físicas também façam suas doações.

Os interessados devem cadastrar os itens que desejam doar com uma breve descrição do estado dos alimentos e incluir ainda a data de validade dos mesmos e uma foto. Aí a doação fica disponível na plataforma e todos os usuários têm acesso a ela. Quando uma doação for requisitada, os dois – doador e donatário – entram em contato via chat pelo próprio app e combinam os trâmites para a retirada.

O Comida Invisível, que está disponível para iPhone, Android e Desktop, surgiu para minimizar um cenário alarmante: atualmente, 30% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados a cada ano, o que significa aproximadamente 1.3 bilhão de toneladas de comida no lixo. A doação de alimentos bons e próprios para consumo contribui para um planeta melhor, mais saudável e mais humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *