O papel é um dos itens mais fáceis de reciclar – o processo é simples e ele pode ser reutilizado e virar exatamente o mesmo produto. O papel reciclado tem quase todas as características do papel comum, sofrendo apenas algumas alterações de cor e textura.

É de conhecimento comum que o papel é produzido a partir da celulose de determinados tipos de árvores. Portanto quem usa papel reciclado poupa esses recursos naturais e faz com que árvores deixem de ser cortadas. Além disso, a reciclagem de papel gera renda para as famílias que atuam nas cooperativas de catadores e recicladores.

Ao mesmo tempo em que o papel é um dos materiais mais fáceis de reciclar, ele também é um dos mais presentes no nosso lixo produzido diariamente. É importante pensar duas vezes antes de usar papel – coisa que fazemos, com frequência, por mero hábito, sem planejar ou avaliar a atitude. Confira agora algumas maneiras de diminuir o uso do papel no dia a dia:

1. Impressoras
Especialmente no trabalho, é comum imprimir uma série de arquivos: pautas de reuniões, contratos, e-mails importantes. Muitas vezes, esses papéis são usados apenas durante um dia ou ocasião específica e, logo depois, são descartados. Vale repensar a real necessidade de impressão de cada um deles.

2. Reaproveitamento de folhas
Ainda falando sobre os arquivos que costumamos imprimir, o passo agora é reutilizar aquelas folhas que precisaram mesmo ser impressas. Elas podem virar papel de rascunho e espaço para anotações nas próximas reuniões.

3. Comprovantes de cartão
Hoje em dia, todos os bancos possuem aplicativos, inclusive alguns específicos para cartões de crédito. Portanto, é praticamente inútil pedir a segunda via do cartão ao realizar compras. Todas elas estão disponíveis online e podem ser consultadas sempre.

4. Aposte no bloco de notas do celular
Em vez de anotar lembretes em post-its e blocos de anotação, envie mensagens para si mesmo ou escreva o que for necessário no bloco de notas do celular. Há ainda aplicativos específicos para lembretes e listas que ajudam nessa função. Com eles, você evita de gastar papel com lista de compras pro mercado, receitas, coisas que você não pode deixar de fazer e por aí vai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *