O plástico está presente em diversos momentos do nosso dia a dia – e, muitas vezes, poderia ser facilmente substituído, mas por hábito ou conveniência, não repensamos esse uso. O problema é que o Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico do mundo e só uma quantidade extremamente pequena desse material é reciclado. Quando descartado de forma inadequada, ele leva de 100 a 400 anos para se decompor, o que significa um problema gravíssimo para o meio ambiente.

É verdade que, apesar do plástico ainda ser pouco reciclado no nosso país, já existem muitas opções de objetos que substituem alguns dos produtos que levam o material e que são comuns na nossa rotina. Confira alguns exemplos aqui:

1. Ecobags ou sacolas de pano
As sacolas plásticas são grandes vilãs do meio ambiente, mas a vantagem é que elas são facilmente substituídas. Nos próprios mercados há opções ecologicamente corretas. Outras alternativas são as sacolas de pano, as ecobags e as sacolas de papel, que são mais resistentes e podem ser reaproveitadas.

2. Canudos ecológicos
A verdade é que o canudo não é totalmente necessário – a não ser em casos específicos como, por exemplo, quando você toma uma água de coco na praia. Por isso, a dica é apostar em uma opção de aço inoxidável, que não ocupa espaço na bolsa e que, depois de lavada, logo pode ser usada novamente. Há ainda versões feitas de vidro ou bambu.

3. Copos sustentáveis
Outro produto já facilmente encontrado no mercado é o copo dobrável e reutilizável, feito de materiais como silicone ou borracha. Práticos, eles podem ser dobrados e guardados, e assim quase não ocupam espaço. É uma boa opção para quem toma cafezinho no trabalho com frequência, pega copos de água em reuniões ou pede aquele chá mate na praia que, normalmente, é comercializado no copo plástico.

4. Pano de cera
Feitos de cera de abelha, esses panos são vendidos em substituição ao plástico filme, que é usado por pouquíssimo tempo em casa e logo vai pro lixo. Outra opção é apostar em potes com tampas de vidro ou de silicone, que armazenam bem a comida e não produzem mais lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *