Quem quer reciclar e não sabe exatamente como proceder pode contar com a ajuda de uma série de aplicativos, todos gratuitos, para começar a adotar esses hábitos mais sustentáveis. Selecionamos três opções que são práticas e bem fáceis de mexer:

1. Cataki

Esse app funciona a partir de duas frentes de atuação. A primeira delas é o cadastro de indivíduos e cooperativas. Para contextualizar: atualmente no Brasil existem cerca de 800 mil trabalhadores ativos na coleta seletiva de lixo, mas apenas 1400 deles estão cadastrados. Eles coletam cerca de 90% de tudo o que é reciclado no Brasil, mas são trabalhadores autônomos, base de um setor que não é bem regulamentado e nem reconhecido. A ideia é, então, ampliar essa rede. Qualquer um pode fazer isso – é só baixar o aplicativo gratuitamente e registrar um catador ou catadora que você conheça. Algum que trabalhe próximo da sua casa ou trabalho, por exemplo. O próprio catador também pode fazer seu cadastro ou de sua cooperativa.

A outra frente é uma ponte de contato entre quem quer descartar materiais e esses catadores cadastrados na plataforma, aumentando reciclagem e renda. Pelo aplicativo, você encontra os trabalhadores mais próximos e entrega a eles seus materiais e resíduos recicláveis.

O Cataki, que é oriundo do projeto Pimp My Carroça, já foi bastante premiado. Entre os títulos, o Grand Prix Netexplo 2018 de Inovação Digital na UNESCO e o Prêmio Lixo Zero – Categoria Educação & Conscientização, ambos em 2018.

2. Rota da Reciclagem

Derivado de um projeto da marca Tetra Pak, o aplicativo tem como objetivo ensinar a população a separar as embalagens do tipo “longa vida”, que são as comercializadas pela empresa, e entregá-las ao destino correto para que elas sejam reutilizadas. Na página, é possível consultar onde estão as cooperativas de catadores de lixo espalhadas pela cidade, os pontos de entrega que recebem essas caixinhas da Tetra Pak e ainda as empresas que compram materiais recicláveis. Ele está disponível tanto para iOS quanto para Android e possui também uma versão em site, também aberta a todos que quiserem consultá-la.

3. Reciclagem de Plásticos

Esse aplicativo também é derivado de um projeto: o Movimento Plástico Transforma. A plataforma mapeia aproximadamente 1800 pontos de entrega voluntária, os PEVs, locais públicos onde os municípios podem se desfazer de materiais recicláveis, depositando-os em contâineres para que eles tenham o destino adequado. Para utilizar o app, é só informar a sua localização e aguardar o surgimento do mapa com os pontos mais próximos indicados. Os endereços vem acompanhados de informações sobre os tipos de materiais que são recolhidos naquela unidade.

Essa dinâmica permite que a plataforma atenda os catadores, que podem ir atrás desses PEVs para retirar os produtos, e também a população, interessada em fazer esses descartes. Hoje, o app abrange mais de 60 cidades, de 20 estados brasileiros diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *