Quem mora em condomínio muitas vezes deixa de reciclar o lixo que produz em casa por uma simples falta de estrutura – se o prédio não adota a coleta seletiva, o morador, sem saber que caminho tomar, acaba não reciclando.

Foi pensando nessa demanda que, em 2007, nasceu o Instituto Muda. Desde a sua criação, a empresa atua com um objetivo claro: promover práticas sustentáveis nos condomínios residenciais da cidade de São Paulo por meio da Gestão de Resíduos. Na prática, funciona assim: o síndico ou o porteiro do prédio, ou até mesmo os próprios moradores, entra em contato com o Muda pedindo ajuda para implantar a coleta seletiva no endereço.

A partir daí, eles cuidam de todo o passo a passo, que começa com uma visita técnica dos profissionais, para avaliar a quantidade de lixo produzida e para onde ele ia até então. Em seguida, é desenvolvido um projeto executivo personalizado para cada prédio e, então, é realizada a entrega dos coletores no local. O momento da chegada dos coletores seletivos conta com um treinamento que visa educar os condôminos e os funcionários, sensibilizando-os e conscientizando-os a respeito dessas práticas mais sustentáveis.

De lá pra cá, já foram mais de 300 condomínios atendidos e cerca de 60 mil moradores e 60.700 funcionários. Atualmente, são destinadas corretamente mais de 200 toneladas mensais de materiais recicláveis às cooperativas de baixa renda – o Muda comanda toda essa logística de doação. Isso quer dizer que, além de contribuir para a reciclagem e por uma cidade menos poluída, o Instituto também gera empregos e diminui o número de catadores de lixo das ruas de São Paulo.

Os benefícios são muitos e vão além dos óbvios. E a empresa faz questão de manter contato com os condomínios para apresentar frequentemente esses ganhos e resultados. Eles constataram, por exemplo, uma redução de cerca de 70% em sacos de lixo, uma otimização do quadro de funcionários de limpeza, um menos risco trabalhista relacionado à questões de insalubridade e a diminuição do impacto ambiental, com quedas de até 70% de resíduos comuns dos condomínios. Além disso, graças ao trabalho educacional do Instituto, o lixo que eles recebem possui somente 10% de rejeitos, isto é, aqueles que não podem ser reciclados – o que prova que o processo de conscientização é mesmo eficiente.

Condomínios interessados em contratar os serviços do Instituto podem entrar em contato diretamente pelo site ou pelo e-mail (contato@institutomuda.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *