Inspirados na importância do Dia da Prevenção ao Suicídio, todo dia 10 de setembro, e no que podem fazer para ajudar aqueles que sofrem, o grupo de rap ribeirão-pretano Áudio Contexto se juntou aos artistas Kiko Zambianchi, Nora Hanna e ao Coral Minaz Juvenil para lançar o clipe da música “Fragmentos de Longa Jornada”.

Segundo dados citados no vídeo, mais de um milhão de pessoas cometem suicídio por ano no mundo; no Brasil, são 32 casos por dia, 12 mil por ano, sendo o sexto país no ranking mundial.

O clipe surgiu após um amigo do compositor e produtor brasileiro DJ Yzak cometer suicídio . “Infelizmente, a única coisa que podemos fazer para ajudar aqueles que já se foram é orar por eles. Mas, felizmente, podemos fazer muito por aqueles que ainda estão aqui e se encontram em sofrimento”, disse Yzak. “Queremos que todos os irmãos que ainda acreditam que tirar a própria vida é a melhor saída para suas dores se sintam abraçados com esse clipe, e que, depois de assistirem, decidam ficar, porque viver vale a pena”, afirmou.

DJ Lê, MC DuBrinkin e MC Gonça, do Áudio Contexto, interpretam personagens principais no clipe

Histórias reais

Baseado em histórias reais, o vídeo gira em torno do amigo “Leandrão” e tem mais duas histórias paralelas: de uma mulher traída pelo marido que decide desistir da vida na frente da filha e a de um homem que desesperado pelo vício em drogas, que é motivado a mudar de vida também pela influência transformadora de Lê.

“O clipe quer enaltecer a importância dos agentes de prevenção do CVV, alertar a todos para que não menosprezem o sofrimento alheio, que atentem para as necessidades daqueles que estão à sua volta e, principalmente, lança a mensagem para que todos que se encontram em sofrimento possam entender que a dor que sentem hoje não acaba com o fim da vida. Pois a vida continua, e o único jeito de diminuir a dor é buscando ajuda para se curar, aqui e agora, com amor, para seguir em frente e recomeçar”, explica Lê.

Assista ao clipe:

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *