Até pouco tempo atrás, permanecer em uma única empresa e seguir a mesma carreira por muito tempo – às vezes até mesmo a vida toda – era visto com bons olhos e considerado “A chave do sucesso”.

Porém, nos últimos anos, o mercado de trabalho passou por diversas reformulações, e cerca de 1.598 categorias de emprego foram criadas, mais que o dobro de 2018, quando o saldo foi de 771 categorias geradas. As profissões que movimentavam a economia há alguns anos estão gradualmente cedendo espaço para outras, com as mudanças trazidas pela tecnologia digital. As empresas vêm substituindo antigos papéis por outros bem diferentes, no processo que vem sendo chamado de “transição digital”.

Em um estudo realizado pela Tera e a Scoop&Co, com apoio de Época NEGÓCIOS, investigou como as pessoas e organizações da “transição” estão lidando com o impacto da tecnologia. Os dados da pesquisa mostraram que 63% das pessoas já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar de carreira nos próximos 12 meses. Dessas pessoas, 70% dizem que querem uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósito de vida.

E por falar em propósito de vida, uma pesquisa realizada pela Isma Brasil mostrou que 72% das pessoas entrevistadas estão insatisfeitas com o trabalho atual. Então é de se esperar que essas mesmas pessoas, logo se aventurem em uma carreira diferente.

Então, tendo esse cenário em vista, separamos três dicas do portal Toda Carreira para você que está pensando ou está em fase de transição na vida profissional.

1# Identifique os motivos de insatisfação com a sua área atual: Procure identificar claramente o que te motiva a sair da profissão atual. Com a ajuda de um papel e uma caneta, liste todas as funções que você realiza para facilitar o processo.

2# Investigue a nova área em profundidade: Faça uma pesquisa intensa a respeito da sua área de interesse. Conhece em profundidade a realidade financeira da nova área. Entendemos que você pode estar em busca de um significado maior, mas avalie seriamente a sua nova realidade.

3# E por fim, faça um planejamento financeiro: É extremamente importante que você faça um planejamento financeiro, antes de tomar uma decisão. Você vai precisar de um reserva financeira durante o período de transição. Seja para investir em cursos de especialização ou para garantir a sua sobrevivência.

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, no último episódio do Saí de casa as apresentadoras Luisa Accorsi e Manu Carvalho bateram um papo sobre transição de carreira. O programa também conta com a participação especial de Nanda Mac Dowell e Fabi Saad, e já está disponível nas principais plataformas de áudio.

Por Sandro Christy