Dois mil e vinte já está batendo na porta. Nem é preciso entrar no recesso de natal e réveillon para começar a pesquisar e planejar as viagens do próximo ano. Afinal de contas, sonhar não custa nada, não é?

Em épocas de dólar nas alturas, ser criativo para encontrar destinos que fujam do câmbio exorbitante torna-se essencial. Seja em viagens nacionais ou para cidades não convencionais, a boa notícia é que existem lugares nesse planeta nos quais ainda é possível curtir boas férias e fugir de valores altíssimos.

Para quem está procurando para onde viajar, o Airbnb revelou os destinos mais procurados e reservados entre os usuários na plataforma para o próximo ano. Mesmo com a demanda em alta, ainda existem boas pedidas entre eles para quem precisa economizar. 

Inclusive, um dos “lugares tendência” fica no Brasil, bem pertinho de São Paulo. Confira alguns dos destinos da lista para se inspirar:

 

Ubatuba, litoral norte de São Paulo

Ubatuba, no litoral norte paulista, teve um aumento anual de cento e oito por cento na procura entre os usuários do Airbnb. O sucesso do destino vem crescendo cada vez mais devido à fama entre os surfistas.  

A região vai sediar diversos campeonatos do esporte ao longo do ano. E, mesmo para quem não quer pegar onda, Ubatuba tem mais de cem praias para curtir, que são abraçadas pela rica Mata Atlântica.  

Leia mais sobre Ubatuba:

 

Guadalaraja, no México

Outro lugar que ganhou muita popularidade, com um aumento de cento e cinquenta e oito por cento nas buscas na plataforma, foi Guadalajara, no estado mexicano de Jalisco. 

Além de pontos turísticos históricos, a cidade é o berço da tequila. Além disso, tem um litoral super autêntico, que eu adorei visitar, que é Puerto Vallarta e a região de Riviera Nayarit. 

Veja mais sobre a região de Jalisco e Riviera Nayarit, no México:

 

Romênia

Na Europa, um dos lugares que virou tendência é a Romênia, com um aumento anual de quase trezentos por cento na procura. 

Os antigos vilarejos do país do leste Europeu, as construções medievais e o Castelo Bran, conhecido como o Castelo do Drácula, são algumas das atrações que o pessoal está buscando. 

Além dos pontos turísticos que chamam a atenção, o lado bom destes destinos é que é possível fugir um pouco do dólar em alta e conhecer lugares mais peculiares e não tão caros quanto outros já saturados pelo turismo.  

Ali do ladinho fica a Áustria que também vale a visita. No Dicas de Viagem temos um guia completo:

 

Cali, Colômbia

Capital mundial da salsa, Cali vai muito além do ritmo energizante. A mil metros acima do nível do mar, a cidade guarda uma rica herança dos povos pré-colombianos, misturada com uma vida noturna animada e uma vibe autêntica.

Confira o guia da Colômbia no Dicas de Viagem:

 

 

Courteney, Columbia Britânica, Canadá

Na ilha de Vancouver, no estado canadense de Columbia Britânica, a cidade de Courteney é um destino perfeito para quem gosta de turismo sustentável e de aventura, assim como eu. As autoridades locais iniciaram várias iniciativas para reduzir o impacto ambiental, incluindo a adoção de metas para a redução de gases que provocam o efeito estufa.

Cercada por águas cristalinas e montanhas com florestas preservadas, a cidade é um charme. Uma boa dica é começar ali uma roadtrip pela ilha de Vancouver, passando também por Tofino e Victoria, a última reserva um autêntico charme europeu em pleno Canadá. Além disso, é um ótimo ponto de observação de baleias orcas.

O estado da Columbia Britânica é um de meus destinos favoritos, ainda mais tratando-se de exemplos de sustentabilidade. Morei por um tempo no país e escrevi diversos artigos para te ajudar a viajar para lá da melhor maneira:

Gostou das tendências de viagens para 2020? Comente aqui!

Virginia Falanghe

https://dicasdeviagem.com

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Gosta de conhecer a fundo cada lugar, por isso não acredita em contá-los. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem e Viva o Mundo.  Uma boa leitura e ótimas viagens.