Precisamos falar sobre o TEA e levar essa conversa para além as mães neurodiversas.

Sim, esta conversa precisa sair dos consultórios, clínicas e terapias. Por muito tempo, mães de bebês neuroatípicos se esconderam, e esse tema não pode mais ser ignorado na sociedade.

Quando Malu começou a ter contato com crianças diagnosticadas dentro do Transtorno do Espectro Autista, meu coração se encheu de responsabilidade, por entender que meu papel como mãe de criança neurotípica ia além de só respeitar.

Era necessário agir para promover ambientes inclusivos, saudáveis e que permitam o desenvolvimento dessas crianças. Como fazemos com crianças neurotípicas, não é mesmo?

Qual o nosso papel nesse cenário? Existe alguém melhor do que uma mãe neurodiversa para compartilhar com a gente?

O que você verá neste episódio?

 

No quarto episódio da segunda temporada do podcast Se liga, mãe!, conversamos com a jornalista e mãe do Maneco Joana Santana, que também escreve para o blog, sobre temas como:

 

  • Como foi a chegada do Maneco na vida dela, e quando começaram a desconfiar que ele estava dentro do espectro?
  • Quais os maiores desafios enfrentados pela família?
  • Nós nascemos com autismo ou desenvolvemos ao longo da vida?
  • Além dos tratamentos e das terapias, é possível que o autismo desapareça?
  • Existem sintomas? Exames que facilitam o diagnóstico? Quais os tratamentos mais comuns?
  • Como mães de crianças neurotípicas podem agir para garantir que mães e filhos, sejam realmente incluídos sem preconceitos no âmbito familiar, escolar e social?
  • Luto com o filho vivo

 

E muito mais!

Se você quiser conhecer mais sobre ela, clique aqui agora mesmo! E se quiser conhecer a página O Tal do TEA no Instagram, basta clicar aqui.

Ainda não conhece o Se liga, mãe?

Se você chegou agora por aqui, aproveite e nos siga nas redes sociais para começar a maratonar agora mesmo a primeira temporada!

Todos os episódios já estão disponíveis em todas as plataformas e players do mercado e aqui, no blog Mulheres da Pan da Jovem Pan. Se você quiser ouvir agora o episódio com a participação da jornalista Joana Santana, dê um play aqui embaixo:

 

Andressa Rosa

Eu era roteirista, aí virei mãe da Malu e nunca mais consegui parar de falar sobre isso. Hoje tenho um blog, um podcast e muita história boa pra contar!