Aos 7 meses, Zoe, filha de Sabrina Sato e Duda Nagle, fez sua primeira viagem internacional este mês. A família fez um tour de férias pela Europa e compartilhou os passeios com os fãs nas redes sociais.

Para Nelson Douglas Ejzenbaum, pediatra e neonatologista membro da Sociedade Americana de Pediatria, Zoe enfrentou uma viagem longa, do tipo que dura mais de uma hora e meia, seja em carro ou avião. No entanto, segundo o especialista, a idade da menina já possibilita suportar a distância. “A idade ideal para uma criança viajar, em minha opinião, é a de três meses de idade”, diz.

Atenção aos riscos

Segundo o médico, viagens ao exterior requerem estar em dia com as vacinas e, principalmente, com as vacinas pedidas no país de destino. “Também devemos tomar cuidado com a presença de doenças que não temos tão frequentemente no Brasil, como, por exemplo, a malária na África. Crianças com febre e vômito não devem viajar. Os mesmos cuidados devem acontecer com crianças em crise de asma. São riscos desnecessários”, finaliza.

O pediatra também faz um alerta para os ouvidos delicados dos bebês. “No caso de um voo de avião, devemos tomar cuidado com ouvido da criança ao processo de pousar, pela mudança de pressão. Sugiro que, nesses casos, se dê leite ou algo para sugar, assim, diminuindo as pressões. O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao se descer uma serra de carro”, emenda.

Segurança e descanso

Ainda sobre o carro, Nelson Douglas explica que deve-se ter o cuidado de colocar a cadeirinha na posição correta, e que  a mesma  seja adequada ao peso e à estatura do bebê. “Em minha opinião, devemos parar a cada uma hora e meia de viagem com o bebê para não causar estresse”, orienta.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *