Na última quarta-feira (03), o cantor Gusttavo Lima foi parar no hospital com uma forte gripe. No perfil de uma rede social, o artista postou uma foto e deu detalhes sobre o tratamento. “Tô aqui no hospital tomando um sorinho, complexo B, vitamina C para dar uma zerada nessa gripe, né, doutora? Ficar 100%”, contou.

 

Mas que gripe é essa que fez Gusttavo Lima parar no hospital?

Segundo Fausto Nakandakari, otorrino do Hospital Sírio Libanês, algum subtipo bem agressivo de gripe provavelmente atingiu o cantor. “O vírus da gripe está passando por alta mutação, o que faz com que alguns subtipos sejam muito agressivos para o nosso corpo”, opina o especialista, ao EVA.

Ainda de acordo com o médico, como a doença causa febre, mal estar e perda do apetite, os médicos costumam administrar soro de manutenção para manter a hidratação do paciente.

Vitaminas realmente ajudam?

Para o otorrino, a suplementação vitamínica mencionada pelo cantor visa aumentar a imunidade. “A carência do complexo B leva a anemia, fraqueza e diminuição da imunidade, assim como a da vitamina C, que também leva diminuição da imunidade em função da baixa produção de anticorpos”, explica.

No entanto, enfatiza Fausto Nakandakari, “na fase aguda da gripe, há poucas evidências de que a suplementação vitamínica ajude na melhora imediata do quadro”.

Afinal, o que é gripe?

A gripe é uma doença viral causada pelo vírus Influenza, atinge vias aéreas superiores e pode causar obstrução nasal, coriza, febre alta, dor no corpo e mal estar.

Prevenção

As dicas do médico para prevenir a gripe são:

  • Evitar contato íntimo com quem está doente
  • Evitar compartilhar talheres e copos
  • Lavar bem as mãos
  • Vacinação, que ajuda a evitar os justamente o subtipos mais agressivos.

“Falta de ar, febre alta e persistente por mais de 48h, agitação motora, diminuição do nível de consciência ou qualquer outra alteração neurológica devem ser sinais de alerta para que o paciente procure o pronto-socorro imediatamente”, finaliza o profissional.

 

 

 

 

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *