Fazer o batom durar por horas e garantir uma aplicação ideal não é muito complicado, mas exige um certo empenho. Se o produto não garante longa duração ou a ocasião não garante que os lábios fiquem secos, algumas dicas básicas são indispensáveis para evitar borrões indesejáveis.

Para ajudar, Rosemeire Oliveira, instrutora de maquiagem do Instituto Embelleze, explica no passo a passo a seguir:

Hidratação

Antes do batom, aplique hidratante nos lábios para remover peles mortas e a evitar descamação – principal fator que colabora para a saída do produto dos lábios. 

Base

Uma base ou um pó translúcido ajuda a criar uma camada para receber o batom. “Além de prolongar a fixação e disfarçar as linhas da boca, os produtos neutralizam o tom natural dos lábios e intensificam a cor do batom”, garante Roseimeire.

Lápis

Um lápis de boca da mesma cor que o batom ajuda a desenhar os lábios se utilizado em movimentos firmes e precisos. “A técnica ajuda a aplicar o produto sem borrar, pois estabelece um limite até onde a aplicação deve chegar. Ainda é possível mudar o formato da boca: basta desenhar acima ou abaixo das linhas originais para dar a ilusão de lábios mais grossos ou finos, respectivamente”, orienta.

Pincel

Um pincel especial para boca pode garantir a quantidade necessária do produto. “Ao contrário do que se pode pensar, usar muitas camadas de batom não é sinônimo de alta durabilidade. Evitar o excesso faz com o produto se adeque perfeitamente a boca, aumentando tanto a fixação quanto a sua duração”, finaliza ela.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *