As cores vibrantes da arquitetura colonial deslumbram os viajantes que chegam a Paraty, no Rio de Janeiro. Os tons da cidade harmonizam-se ao azul do mar, que banham belíssimas praias. A serra, encoberta por uma protegida reserva da Mata Atlântica, abriga cachoeiras acessíveis, alambiques e a histórica Estrada Real. Esse verdadeiro refúgio alia turismo histórico, paisagens exuberantes, excelente hotelaria, gastronomia e muita cultura.

 

Se você está planejando uma viagem para um destino repleto de história, charme e belezas naturais, Paraty, no estado do Rio de Janeiro, é uma opção imperdível.

A cidade, fundada no século XVII, possui um centro histórico preservado e bem conservado, com ruas de pedra e casarões coloniais coloridos que contam a história do período colonial brasileiro. Considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN e, desde 2019, Patrimônio da Humanidade também pela UNESCO.

A região, também conhecida como Costa Verde, oferece uma centena de praias e ilhas, e para quem deseja um contato mais íntimo com a Serra do Mar, há ainda uma grande variedade de cachoeiras a serem desbravadas.

Com tantas opções, montar um roteiro para desbravar a cidade e suas belezas pode não ser uma tarefa tão simples. Por isso, preparei essa lista de 7 passeios imperdíveis para curtir Paraty, para que você não perca nada e ainda volte cheio de histórias para contar.

Vamos fazer as malas?

Passeios em Paraty

1) Saco do Mamanguá

 

Considerada uma das mais belas vistas do Brasil, este pedaço de paraíso é o único fiorde do mundo em região tropical. Os enormes vales rochosos inundados pelo mar são formações bem características das costas da Noruega, Groenlândia e Chile, onde os cenários são esculpidos pela erosão das montanhas por conta do gelo. Aqui no Brasil,  é possível encontrar essa imponente formação geológica entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Com 8 km de extensão e 2 km de largura, o mar esverdeado banha mais de 30 praias, abriga cachoeiras e diversas espécies de animais marinhos.

Para chegar, é preciso pegar um barco em Paraty Mirim até a Praia do Cruzeiro, onde existe uma trilha de nível médio a difícil por conta de sua inclinação vertical. Mas acredite, o esforço vale a pena! Do topo da montanha é possível ter uma visão 360° perfeita de toda a região. O passeio certeiro para quem ama contemplar a grandiosidade e as belezas da natureza.

Aproveite e confira 27 pousadas fantásticas em Paraty

 

2) Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan

 

A Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan são passeios que sem dúvidas não podem faltar no seu roteiro. As duas cachoeiras ficam no mesmo local, tratando-se da mesma queda d’água.

A pedra deslizante, que mais se parece um tobogã, entrega momentos de diversão para todas as idades. Basta deslizar sobre as pedras para cair na água e aproveitar um delicioso banho em águas frescas.

Um pouco acima do Tobogã, fica o Poço do Tarzan, um dos pontos mais lindos do passeio. Uma piscina natural formada entre as pedras, em um local perfeito para restaurar as energias. A cachoeira faz parte do circuito dos passeios de jeep pelas cachoeiras de Paraty. O acesso é fácil e a trilha bastante curta até chegar à atração. Veja outros passeios pela cidade.

 

 

 

3) Centro Histórico

 

Caminhar sobre as estreitas ruas de pedra do Cento Histórico de Paraty é fazer uma viagem no tempo, repleto de encantos ancestrais que podem ser sentidos por quem quer o visite.

A arquitetura colonial da área histórica fazem da região um dos lugares mais cativantes do do Rio de Janeiro. O calçadão, que é aberto para pedestres, é harmoniosamente rodeado pelos os casarões antigos e conservados com suas grandes janelas e as igrejas que nos remetem aos anos do Brasil colônia. Por ali, você encontra excelente opções de hotéis e pousadas para se hospedar em Paraty e ótimos restaurantes que contemplam a gastronomia local.

Além disso, é repleto de igrejas históricas e muita, muita arte! Os armazéns e lojinhas de comerciantes locais reúnem belas lembranças, artesanato, decorações e até mesmo bebidas e petiscos típicos, como cachaça, geleias, pimentas, queijos e patês.

 

 

4) Paraty-mirim

 

Paraty-mirim é uma praia e vila de pescadores localizada a 17 km de Paraty, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Esse destino reserva belíssimas praias paradisíacas, cachoeiras, aldeia indígena e excelentes opções de hospedagem, contando com pousadas e hostels com ótimo custo-benefício.

Por se tratar de uma vila de pescadores, o mar da praia de Paraty-mirim é repleto de barcos e traineiras, que embelezam ainda mais suas águas claras e esverdeadas. A praia de águas clara é ótima para banhos renovadores, e o rio que desemboca no meio da praia oferece um cenário paradisíaco e diferente, por conta do mangue que se forma entre a água doce e salgada.

Das primeiras ocupações na região, hoje só restam ruínas e a pequena igreja de Nossa Senhora da Conceição, que existe desde 1720, a poucos passos do mar.

 

Passeios em Paraty

 

5) Passeios de Jeep

 

O passeio de Jeep é uma opção bacana para visitar cachoeiras, pequenas ilhas e trilhas deslumbrantes. O deslocamento começa em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica, onde se concentram as principais cachoeiras e outros atrativos da região como a Piscina Natural do Caixa d’Aço.

Existem algumas opções de roteiros, previamente decididas com a empresa responsável pela excursão. Nesse passeio completo, você visita as principais atrações da região, com tempo reservado para desfrutar da deliciosa gastronomia local.

Se quiser estender um dia serra a dentro, vale a pena reservar uma pousada em Cunha, no topo da Serra da Bocaina. Por lá, conheça charmosa cidade famosa pela cerâmica e que abriga o melhor visual da região para a baia da Angra: a Pedra da Macela.

O visual do Pico da Macela, em Cunha. Foto: Virginia Falanghe

 

 

6) Praia do Sono

 

A Praia do Sono é um paraíso escondido em Paraty, que atrai visitantes em busca de tranquilidade e natureza preservada. Localizada em uma área de proteção ambiental a 6km da Praia de Trindade, a praia só é acessível por trilha (2 horas de caminhada) ou barco, o que garante sua beleza natural intocada.

Com suas águas cristalinas e ondas suaves, a Praia do Sono é perfeita para banhos relaxantes e mergulhos. Além disso, os visitantes podem desfrutar de uma vila de pescadores autêntica, com casas coloridas e restaurantes que servem frutos do mar frescos e deliciosos.

Além disso, é possível fazer trilhas para outras praias próximas, como a Praia dos Antigos e a Praia do Antiguinhos, tornando a visita à Praia do Sono uma experiência completa de aventura.

É possível fazer o passeio em um único dia ou aproveitar para dormir em um camping em frente ao mar na extensa faixa de areia.

 

Passeios em Paraty

 

7) Estrada Real – Caminho do Ouro

 

Para quem gosta de se aprofundar na história dos destinos que visita, o passeio pelo Caminho do Ouro é mais um passeio imperdível. Esse charmoso roteiro cheio de história e rodeado de uma natureza exuberante está preparado para receber o turista que busca uma gastronomia requintada, lugares exclusivos para se hospedar e ateliers de arte. Próximo a belas praias, lindas cachoeiras e poços de Paraty.

A Estrada Real é a maior rota turística do país. Com quase 1700 km de extensão, ela passa por 3 Estados:  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A entrada do Caminho do Ouro está no bairro Penha, em frente à Igreja da Penha e próximo à entrada da Cachoeira do Tobogã.

 

Passeios em Paraty

 

Onde se hospedar em Paraty

 

Para curtir bem os passeios em Paraty, o mais recomendado é ficar hospedado entre as regiões do Centro Histórico e praias próximas ao centro. Dessa forma, além de garantir uma excelente estadia, você ainda fica próximo dos principais ponto turísticos, restaurantes, lojas e atrações.

Aqui estão apenas algumas sugestões para você se motivar e começar a planejar a sua trip para esse verdadeiro paraíso no Rio de Janeiro. São centenas de paradas que podem compor diversos roteiros pela região. E, se você está procurando boas recomendações de estadia, confira pousadas incríveis em Paraty.

Se você ainda busca por recomendações de pousadas que aceitem animais, confira pousadas pet friendly em Paraty.

O mais importante é você se divertir a desfrutar ao máximo da sua trip! Até a próxima 🙂

 

Virginia Falanghe

https://vivaomundo.com.br/

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem, Viva o Mundo e Pousadas Incríveis  Uma boa leitura e ótimas viagens.