Rihanna está revolucionando o meio da moda e da beleza no comando da própria grife de luxo, a Fenty. A primeira loja abriu as portas na sexta-feira (24), em Paris.

A cantora escolheu um time de modelos bem distante dos padrões até então adotados na maioria das campanhas. Na passarela e nas fotos da marca, eles representam diversas etnias e estilos.

Há alguns dias, durante uma breve apresentação da nova coleção da Fenty, um modelo chamou a atenção pela aparência.

O rapaz, cuja identidade não foi ainda revelada pela produção do evento, tem visão monocular, o que faz um dos olhos ter a aparência esbranquiçada e ser menor que o outro.

Corrente comovente

Ao se sentir representada, uma brasileira que também tem visão monocular identificada na rede como @pretajeix compartilhou a imagem do modelo de Rihanna e também uma foto própria na noite desta quarta-feira (29). “À esquerda o modelo da campanha da Fenty, à direita, eu que tenho a mesma deficiência que ele e que o olho possui a mesma aparência. Obrigada Riri, ce me deu coragem. (Não tenho auto estima pra me expor pra fotos mostrando tudo como ele fez, quem sabe um dia?)”, desabafou ela.

A repercussão foi enorme e inúmeros depoimentos e fotos de outras pessoas com histórias semelhantes começaram a surgir na timeline dela.

O que é visão monocular

Há exatamente uma semana, a Defensoria Pública da União decidiu considerar a visão monocular como deficiência. Essas pessoas enxergam apenas com um dos olhos e têm limitações nas noções de profundidade e de tamanho relativo, por exemplo.

Segundo a decisão, quem apresenta essa deficiência passa a ter benefícios previstos na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Defensoria Pública entendeu que, como a visão monocular deve ser considerada deficiência como a cegueira total ou a baixa visão.

Paty Moraes Nobre

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Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.