Duas das cidades mais famosas e badaladas no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são ótimos destinos para uma viagem de fim de semana ou num feriado, com muitas opções de o que fazer.

 

A terra da garoa e a cidade maravilhosa figuram entre os destinos mais visitados no nosso país. E não são somente os estrangeiros procuram essas cidades para conhecer, mas também muitos que moram em outras localidades do país gostam de visitá-las. Com tantos atrativos em cada lugar, fica fácil entender porque tantos viajantes não dispensam uma ida a São Paulo ou ao Rio de Janeiro.

Se você já visitou essas duas capitais brasileiras, sabe bem como cada cidade tem seu charme e encanta pelos mais diversos motivos. Mas, caso ainda não teve a oportunidade de conhecê-las, vai se animar com o conteúdo que preparei aqui. Selecionei alguns dos melhores programas para fazer nas cidades mais populosas do Brasil, com as melhores dicas para você conhecer o que há de melhor em cada uma.

Então, vamos às dicas?

 

São Paulo

O Farol Santander é um ponto turístico mais novo nas terras paulistanas, mas tem se afirmado como um ótimo passeio. Localizado no icônico Edifício Altino Arantes, também conhecido como o antigo Prédio do Banespa, sempre acontecem exposições de arte e experiências interessantes no espaço. Mas o grande destaque mesmo é a vista que o Farol promove, permitindo observar toda a cidade de modo panorâmico. É incrível!

Outro passeio bastante recomendado é a feira da Praça Benedito Calixto, que acontece todos os sábados e é um prato cheio para quem gosta de antiguidades. Agora, o queridinho da vez é o Beco do Batman, que tem figurado como a estrela do Instagram de quem vem a São Paulo. As paredes todas coloridas com artes diversas são mesmo memoráveis, e valem uma visita. Perto dali, uma boa dica é fechar o dia assistindo o entardecer na Praça do Pôr do Sol – que não leva esse nome por mera coincidência, hein? 😉

Pra quem tem tempo mais curto na cidade, uma recomendação é aproveitar o Bike Tour promovido pela prefeitura. Aos sábados e domingos, os amantes de bicicleta podem se esbaldar nesse passeio turístico que passa por alguns dos principais pontos de São Paulo, como o Parque do Ibirapuera, 9 de Julho, Faria Lima ou pela boêmia Vila Madalena, dependendo da rota. É uma escolha perfeita se você quiser ver bastantes atrações em um “rolê” único.

Quer planejar sua ida para a capital paulista? Confira mais dicas para te ajudar:

 

Rio de Janeiro

Uma das cidades mais inspiradoras do Brasil, o Rio de Janeiro é muito mais que a Calçada de Ipanema. Não é à toa que inspirou tantas figuras importantes do passado, como Carlos Drummond de Andrade que a adotou como seu lar (e ganhou até uma estátua em sua homenagem por lá), mas também para muita gente que se apaixona depois que a conhece.

A cidade tem alguns pontos turísticos super reconhecidos por viajantes mundo afora, que valem super a pena conhecer, ainda mais se for sua primeira ida para lá. Mas, além do Cristo Redentor, Corcovado, Pão de Açúcar, Leblon e Copacabana, temos algumas dicas para você curtir uma vibe carioca ainda mais completa.

Uma ótima dica é dedicar um tempo da viagem para o Museu do Amanhã. Com uma arquitetura incrível, que chama a atenção de qualquer um que passa pela Zona Portuária, e diversas mostras interativas, com foco em sustentabilidade e exposições super ricas, é um passeio indispensável na cidade. 

Agora, uma coisa que ninguém pode perder no Rio de Janeiro são as praias. Apesar de serem bem famosas – e ficarem bem cheias por conta disso, ainda mais nos dias mais quentes do ano -, existem algumas mais remotas que são verdadeiros tesouros naturais na cidade. No Recreio dos Bandeirantes, a Prainha e a Grumari são opções ótimas para quem gosta de curtir o litoral mais reservado, com muita natureza ao redor.

Mais dicas sobre o Rio de Janeiro? Nós temos, sim! Confira mais informações nos links abaixo:

E aí, curtiu nossas dicas de passeios nas principais capitais do sudeste do Brasil? Já conhece algum desses locais, ou tem vontade? Conta pra gente!

Virginia Falanghe

https://dicasdeviagem.com

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Gosta de conhecer a fundo cada lugar, por isso não acredita em contá-los. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem e Viva o Mundo.  Uma boa leitura e ótimas viagens.