Silvio Santos surgiu com manchas escuras nas mãos durante seu programa, no SBT, que foi ao ar no último domingo (28). A uma colega de auditório, o apresentador, de 88 anos, disse que as marcas escuras eram “manchas de senilidade” ou “manchas de idade”.

Ao Eva, Caio Lamunier, dermatologista do Hospital das Clínicas, esclareceu que as manchas escuras são evitáveis e rebateu a declaração do apresentador.

“Essas manchas são de melanose solar, que acontece por exposição solar crônica ao longo dos anos. Surgem em pessoas com idade avançada de ficar tanto tempo sob o sol. Acontecem em idosos, sim, mas não são da idade. São de sol. Por isso, não surgem na pele da barriga, por exemplo. Elas atingem mãos e braços porque são partes mais expostas”, alerta o especialista.

Mulheres se incomodam mais

Segundo ele, o problema atinge igualmente homens e mulheres. “Mas mulheres se incomodam mais porque se preocupam mais com a relação estética ligada  ao envelhecimento”, opina.

Por tratar-se de estímulo dos melanócitos, células que produzem cor, as manchas desaparecem com alguns procedimentos, diz o dermatologista.

“Tem que fazer laser, peeling ou criocirurgia (congelamento). No entanto, é preciso ter cuidado e realizar o tratamento com cautela para as manchas não ficarem brancas”, indica.

Para tranquilizar os fãs de Silvio Santos e pacientes com o mesmo problema, Caio Lamunier garante: as manchas não viram câncer de pele nem são contagiosas. “O cuidado é mais estético”, finaliza.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *