Se você procurar “Digital influencer” no Google, você vai encontrar definições como: “Um perfil famoso em redes sociais, que estabeleceu credibilidade em um nicho de mercado específico e, por ter acesso a um grande público nessas plataformas, possui a capacidade de influenciar outros usuários, ditar tendências, comportamentos e opiniões.”

Entre as competências do que é ser uma influenciadora, está também a capacidade de levantar e conduzir discussões sobre temas específicos, agregando relevância e o seu ponto de vista sobre os mesmos.

E não para por aí, no marketing digital existe um subcampo dedicado a estudar as oportunidades comerciais relacionadas com influenciadores: o marketing de influência. Esse conceito analisa estratégias impulsionadas por influenciadores em uma determinada rede social. Segundo Philip Kotler em Marketing 4.0, essa é uma tendência real. O autor defende que compradores atualmente não se importam mais com o modelo de propaganda tradicional.

Essa é a era do marketing focado no social, ou seja, em redes de familiares e amigos. Os clientes se sente mais confortáveis em adquirir determinados produtos, dos quais foram indicados por pessoas de confiança e credibilidade. Como por exemplo, quando uma influenciadora recomenda determinada marca de shampoo para os seus seguidores, alegando que a mesma já faz utilização do produto.

E com isso, estamos falando apenas de algumas esferas que englobam essa profissão que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço e credibilidade. Porém, além da visibilidade das redes sociais, as influenciadoras, levam uma vida como qualquer outra pessoa. Com muito trabalho, com dilemas pessoais, e até mesmo altos perrengues.

Ter o seu público nas redes sociais, é construir uma imagem de proximidade, compartilhar além da rotina do dia a dia, opiniões, conhecimentos, dicas e aprendizados. É abrir parte da sua vida. É estar perto, mesmo quando se está longe.

No terceiro episódio do Saí de casa, as apresentadoras – e também influenciadoras, Luisa Accosi e Manu Carvalho, abriram o jogo em um papo sincerão sobre como é a “Vida de influencer”. Com participações de Camila Coutinho, Shantal Verdelho e Angélica Bucci, o Saí de casa vai mostrar que na maioria das vezes, essas personalidades do Instagram é mais “Gente como a gente” do que você imagina.

O episódio já está disponível nas principais plataformas de áudio.

Por Sandro Christy