O clima mais frio vai tomando conta e nessa época do ano a procura por lugares para viajar no inverno cresce entre os turistas brasileiros.

Afinal de contas, quem não gosta de tirar as melhores roupas de frio do armário, fazer passeios em lugares lindos, saborear uma gastronomia deliciosa e desfrutar de bons vinhos.

Seja para uma viagem romântica, em família, amigos ou até mesmo sozinha, fazer turismo nos meses mais frios do ano rende experiências marcantes e fotos espetaculares.

Para te ajudar a escolher o destino ideal, selecionei os melhores lugares para viajar no inverno no Brasil e na América do Sul; alguns são muito conhecidos, já outros vão te surpreender.

Tenho certeza que você vai adorar!

 

Lugares para viajar no inverno no Brasil

 

 

Gramado e Canela – Rio Grande do Sul

Começo a lista por um dos roteiros mais famosos e procurados durante o inverno. A Serra Gaúcha sempre é uma opção certeira para viajar.

Localizada a 2 horas de carro de Porto Alegre, Gramado é a cidade mais famosa da Serra Gaúcha, com temperatura média de 8 ºC à noite no mês de julho.

Neste clima, os turistas vestem suas melhores botas, casacos, cachecóis e outros adereços para caminhar pelas ruas, comprar chocolates e jantar em restaurantes fantásticos.

Quanto aos pontos turísticos, não deixe de conhecer o parque de gelo Snowland, o Museu de Cera e o Alpen Park.

Aproveite também para conhecer a cidade vizinha de Canela, que apresenta outras atrações interessantes, como o Mundo a Vapor, a Cascata do caracol e o Parque Terra Mágica Florybal.

Para que sua viagem comece com o pé direito, veja essa curadoria para você escolher uma das incríveis cabanas na Serra Gaúchahotel em Gramado ou pousadas em Canela.

 

Campos do Jordão – São Paulo

Outra cidade que pulsa nos meses mais gelados do ano é a paulista Campos do Jordão, que fica no Vale do Paraíba, a 2h30 de São Paulo e também a 4h30 do Rio de Janeiro.

Considerada como a “Suíça Brasileira” por conta da arquitetura, Campos do Jordão é puro charme no inverno, com mínimas quem apontam para 5 ºC, ou até menos!

Repleta de turistas nessa época, ela conta com excelentes lojas de roupas e comidas propícias para o frio, especialmente o fondue, caldos e salsichas alemãs.

Os atrativos imperdíveis para turistas são: Jardim Amantikir, o Morro do Elefante e o Palácio Boa Vista.

Os chalés para casais e pousadas em Campos do Jordão são um charme à parte, com opções super charmosas para curtir o friozinho da serra.

 

 

São Joaquim – Santa Catarina

A Serra Catarinense é outra “obrigação” de se considerar entre os principais destinos turísticos para o inverno, pois é o lugar mais provável de se ver NEVE no Brasil.

Nunca é uma ciência exata, mas não são incomuns dias nevados na cidade de São Joaquim, quem está a 1360 metros de altitude e, desde o mês de abril, já apresenta temperaturas constantes abaixo dos 5 ºC.

Aproveite para desfrutar de bons vinhos, admirar a beleza da Cascata do pirata e curtir o Festival de Inverno em julho.

Um detalhe muito interessante é que em muitos hotéis ou pousadas você pode pedir para ser acordado de madrugada caso a neve caia neste período para presenciar este fenômeno.

Existem ainda outras cidades da região onde pode nevar, como Urubici (veja as melhores pousadas e chalés para curtir o friozinho), Urupema, Bom Jardim da Serra e Lages.

 

Domingos Martins – Espírito Santo

Se são cenários deslumbrantes que você deseja ver na sua viagem, considere muito uma visita a Domingos Martins, situada a somente 45 km de Vitória.

Principal cidade da Região Serrana do Espírito Santo, trata-se de um local perfeito para descansar e curtir a calmaria das montanhas.

O Parque Estadual da Pedra Azul é certeza de um bom passeio por conta do visual espetacular que ele proporciona. E o melhor: a cidade tem várias pousadas que ficam de frente para o monumento!

Outro ponto muito movimentado é a Rua de Lazer, onde estão os melhores restaurantes de Domingos Martins.

É essencial escolher uma pousada em Domingos Martins que seja bem localizada, para aproveitar bem seus atrativos.

 

Monte Verde – Minas Gerais

Apesar de estar localizada no Sul e Minas Gerais, Monte Verde é um destino muito amado pelos paulistas, pois fica a 2h30 de carro da capital e é mais perto ainda para quem sai de algumas cidades do interior.

O frio noturno é tão esperado pelos turistas que a cidade possui um relógio na rua principal, onde as pessoas tiram fotos para registrar a temperatura que pegaram; ela pode chegar até a 2 ºC!

Esta uma viagem muito ligada a boa gastronomia e as compras, especialmente de roupas, queijos, doces e bebidas alcoólicas. E claro, pousadas charmosas.

Mas há também turismo natural em Monte Verde com as trilhas do parque Verner Grinberg e do Pinheiro Velho, além dos vôos panorâmicos e da Mega Tirolesa.

 

 

Guaramiranga – Ceará

Você não leu errado não! Existe sim um lugar perfeito para viajar no inverno no Ceará; trata-se da cidade de Guaramiranga, a 106 km de Fortaleza.

Ela é conhecida como a “Suíça do Nordeste”, não só pelo clima mais frio, mas também por conta das belas casinhas e dos restaurantes especializados em fondue e massas em geral.

Guaramiranga tem toda a cara de cidade serrana, trazendo aquela sensação de que você está em outra região brasileira. É muito legal!

O destino dispõe de trilhas, parques, museus e o visual fabuloso do Pico Alto.

As pousadas em Guaramiranga são muito charmosas, realmente proporcionando uma experiência de serra no interior do Ceará.

 

Teresópolis – Rio de Janeiro

Por falar em Região Serrana, não podemos esquecer daquele clima charmoso da neblina do Rio de Janeiro que Teresópolis entrega sempre no outono e no inverno.

Localizada a 1h40 de carro da capital, ela ostenta elegância com o Palácio Teresa Cristina, o Palacete Granado e outras tantas construções históricas.

A cidade é ainda uma referência na prática do montanhismo e tem cachoeiras belíssimas como, por exemplo, a dos Frades.

Se você gosta de fazer trilhas, não deixe de fazer aquelas que dão acesso à Pedra da Tartaruga. É um programa e tanto!

Confira quais as melhores pousadas em Teresópolis para você se hospedar. Veja também essa linda casa para alugar na região.

 

Visconde de Mauá – Rio de Janeiro

Ainda em terras fluminenses, agora a 3 horas de estrada da capital, destaco a experiência muito bacana de viajar para Visconde de Mauá no inverno.

Este é um dos lugares mais baratos para viajar no Rio de Janeiro e que, nesta época do ano, vive um período de raras chuvas, o que é ideal para se banhar nas diversas cachoeiras do município.

Há muitos passeios para fazer em Visconde de Mauá: Cachoeira do Escorrega, Poço do Marimbondo, Cachoeira da Saudade e a Toca da Raposa. Conheça também o Pico da Pedra Selada, que fica em uma propriedade privada.

Também vale a pena conhecer a vizinha Penedo, que fica a apenas 30km de distância.

 

Gravatá – Pernambuco

Outra cidade nordestina que é um dos melhores lugares para viajar no inverno é Gravatá, situada a cerca de 1h30 de carro saindo de recife.

Pertencente ao agreste de Pernambuco, o município fica a mais de 400 metros de altitude; por isso apresenta um clima delicioso para quem deseja dar uma fugida do calor da capital.

Conheça o Mercado Público, Museu Memorial, a Cachoeira da Palmeiras, o Alto do Cruzeiro e o Parque de Aventura Karawa ta.

Gravatá faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco, ao lado das cidades de Garanhuns, Taquaritinga do Norte, Bezerro e Triunfo.

 

Antonina e Morretes – Paraná

Obviamente, o Paraná também está entre os principais destinos de inverno no Brasil. E como dica para uma viagem romântica, recomendo que você conheça as cidades de Antonina e Morretes.

Este é um roteiro que você tem duas possibilidades de fazê-lo, ambas igualmente interessantes.

A primeira é de carro, pois a estrada de Curitiba para Antonina, passando por Morretes, tem um percurso de 1h30 com cenários lindíssimos.

Já a segunda é de trem, que dura mais de 4 horas, mas que realmente vale é um passeio inesquecível, com montanhas, cachoeiras e ruínas com uma vista impressionante. 

É uma viagem para marcar a vida de qualquer casal, com lindas pousadas em Morretes. Também há diversas opções de hospedagens românticas pelo Paraná para ficar de olho ;).

 

Lugares para viajar no inverno na América do Sul

 

 

Ushuaia e El Calafate – Argentina

Com certeza você que ama viajar – como eu – já visitou ou ao menos pesquisou sobre a Patagônia da Argentina, o lugar mais ao sul do planeta, repleto de geleiras e muita, muita neve!

Em Ushuaia, você pode conhecer o gigantesco Glaciar Martial, a Laguna Esmeralda, navegar pelo Canal Beagle o Trem do fim do mundo e todo o glamour da Avenida San Martin.

No inverno, vale muito a pena também fazer os passeios na neve, seja os com trenó ou os de esqui.

Por sua vez, a vizinha El Calafate tem como principal atrativo o El Perito Moreno, uma geleira que se auto restituí e que possui quedas de gelo impressionantes. Além disso, admire as Torres de Paine e navegue pelos Rios de Hielo.

Saiba tudo sobre os hotéis para ficar em El Calafate. Só não esqueça de contratar um seguro viagem para a Argentina, já que agora é regra.

 

Montevidéu – Uruguai

Essa é aquela dica para quem gosta de uma viagem com dias mais tranquilos, focados em comer bem e desfrutar de excelentes vinhos.

Estou falando de Montevidéu, capital do Uruguai, que na época mais fria do ano registra temperaturas mínimas de até 5 ºC durante junho e agosto.

Além da parte gastronômica de dispensa apresentações, não deixe de ir a Plaza Independencia, ao Teatro Solis, Museo Torres Garcia, o Palácio Salvo e ao Parque Batlle.

Outra possibilidade para o seu roteiro é visitar as vinícolas nas cidades próximas como a Bodega Bouza e Alto de La Baliena.

Confira dicas de hotéis em Montevidéu e não esqueça o seu seguro viagem para entrar no Uruguai.

 

Valle Nevado – Chile

O inverno no Chile é também outra atração apara quem ama neve, pois o que não faltam são opções de bons hotéis e atrativos para se divertir, seja em casal ou família.

Dentre os destinos chilenos que você pode visitar, destaco o Valle Nevado, que fica a 65 km a nordeste de Santiago.

Trata-se de lugar perfeito para esquiar, tanto que nele existe uma escola que ensina as pessoas a esquiarem para aproveitar a experiência da melhor forma.

No Valle Nevado, saboreie deliciosas massas e pratos internacionais nos restaurantes; além de comprar roupas de inverno para melhorar o guarda-roupa.  Veja como comparar o melhor seguro viagem

 

 

Salar de Uyuni – Bolívia

E para fechar esta lista de lugares para viajar no inverno trago o famoso deserto de Sal na Bolívia, que também possui entrada pelo norte do Chile.

Se você for via território chileno, poderá conhecer a Laguna Verde, onde habitam diversos flamingos. Outro lugar famoso é a Laguna Colorada, que realmente tem a água avermelhada.

Este é o maior mar de sal do mundo, que proporciona fotos de cinema, com a água basicamente espelhando o céu. É divino!

Foto: Salar Uyuni / Paty Moraes Nobre (2018)

 

Afinal, onde tirar férias no inverno?

Viajar nos meses mais frios do ano é realmente uma oportunidade incrível de fazer turismo em lugares lindos, históricos e, principalmente, muito estruturados para receber visitantes.

O destino da sua escolha vai depender de fatores como o seu orçamento, disponibilidade de dias e gosto pessoal; porém o fator determinante é definir o que você pretende aproveitar nesta viagem.

Se for para se vestir bem, comer bem e fazer umas compras, lugares como Gramado, Bento Gonçalves, Campos do Jordão e Monte Verde cumprem perfeitamente esta proposta.

Mas se o seu desejo for apreciar cenários deslumbrantes, recomendo que escolha destinos como Domingos Martins, Urubici, Visconde de Mauá ou Guaramiranga.

O mais importante é você se divertir a desfrutar ao máximo da sua trip!

Virginia Falanghe

https://vivaomundo.com.br/

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem, Viva o Mundo e Pousadas Incríveis  Uma boa leitura e ótimas viagens.