Uma foto noturna feita por Jheison Huerta foi parar no site da Nasa há poucos dias e, desde então, tem gerado curiosidade em quem vê.

Segundo a agência espacial, a imagem intitulada “Night Sky Reflections from the World’s Largest Mirror” ( “Reflexos do Céu Noturno no Maior Espelho do Mundo”) exibe a Via Láctea (arco iluminado), estrelas como Antares (à esquerda) e Sirius (à direita), além do planeta Júpiter (abaixo de Antares).

O fotógrafo de origem peruana que fez o registro teria feito diversos disparos para conseguir captar esta imagem como a vemos.

Foto: Jheison Huerta

E você sabe onde fica esse lugar? No salar de Uyuni, na Bolívia, considerado o maior deserto de sal do mundo. Em períodos mais chuvosos, o salar inunda e se transforma num imenso espelho de até 130km.

Como chegar

Em 2018, estive neste local e posso garantir que fica bem pertinho do Brasil para quem deseja conhecer.

É possível chegar lá de avião, partindo do Brasil até Santa Cruz de La Sierra, de onde se pega outro avião ou ônibus para o salar. Também de avião, um voo para La Paz, de onde também se pode continuar a viagem por meio de um novo voo ou de ônibus.

No meu caso, fiz o trajeto Corumbá, no Mato Grosso do Sul, a Santa Cruz de La Sierra de ônibus e, de lá, seguindo até o salar de avião. Ida e volta ao Brasil, contando três dias em Uyuni e arredores, levou uma semana. Existem até os mochileiros que escolhem fazer o percurso de trem.

Foto: Salar Uyuni / Paty Moraes Nobre (2018)
Foto: Salar Uyuni / Paty Moraes Nobre (2018)

O acesso ao salar é feito por meio de jipes, contratados nas agências de turismo. Os passeios podem se estender até o Chile e o Peru, se for da vontade do viajante.

Tudo depende do tempo disponível e o planejamento financeiro para a viagem. Atenção a situações políticas da Bolívia. Recentemente, um grupo de turistas ficou preso na região após os voos serem cancelados por manifestantes.

Veja a seguir o registro que fiz:

 

 

Aqui, outros registros da região do salar, que tem lagos, quênions, vales, deserto e muita cultura quechua.

 

 

 

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *