Leone Gonçalves, nutricionista ortomolecular, afirma que fatores físicos, emocionais e culturais combinados ajudam a agravar as condições de manutenção da saúde intestinal. “Má alimentação, sedentarismo, baixa ingestão de líquidos ou uma alimentação pobre em fibras já são agravantes”, explica.
O especialista ainda aponta que não é preciso recorrer a laxantes e medicamentos, já que a própria alimentação pode sanar o problema. “Assim como qualquer outro remédio, os laxantes não devem ser tomados por conta própria. Caso você esteja há muitos dias sem conseguir evacuar, consulte um médico. Mas, em geral, aumentar a ingestão de fibras, líquidos e alimentos probióticos já ajudam muito. O melhor remédio para a constipação sempre serão hábitos saudáveis”, garante.
Seguem dicas de alimentos que combatem a prisão de ventre agindo como laxantes naturais e mais práticas benéficas:
1- Laxantes naturais: Frutas: figo, pera, maçã, kiwi; Verduras: alface, rúcula, agrião, couve, brócolis, repolho, berinjela e abobrinha; Grãos: aveia, farelo de aveia, farelo de trigo, milho, lentilha, quinoa; Sementes: chia, linhaça, gergelim; Oleaginosas: castanhas, amendoim, amêndoas, nozes; Bebidas: café, chá de erva-cidreira e de cáscara sagrada.
2- Evite alimentos constipastes: Bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto devem ser evitados. Os alimentos que aumentam a produção de gases, especialmente os ricos em enxofre, também entram nessa lista de proibições.
3- Invista em alimentos probióticos: Iogurtes naturais ajudam a renovar e fortalecer a flora intestinal. Além do iogurte, o kefir é um probiótico que está ganhando popularidade, principalmente entre os adeptos de uma alimentação mais natural e que tem mostrado bons resultados nesse aspecto.
4- Hidrate-se e faça exercícios: Evite o sedentarismo e hidrate-se adequadamente, entre dois e três litros de água por dia aproximadamente, para que o intestino funcione adequadamente. A água ajuda a formar o bolo fecal.
5- Consulte um médico: Se mesmo adotando uma alimentação balanceada e seguindo as orientações a constipação persistir, procure um médico e realize exames, pois a condição pode ser sinal de um problema mais sério de saúde.