A imagem de glândulas produtoras de leite continua dando o que falar nas redes sociais. Enquanto alguns duvidam da veracidade da imagem, outros se espantam e ainda existe um grupo que se surpreende com uma certa beleza.

Foram centenas de milhares de curtidas e comentários dos mais variados na última semana em posts relacionados.

Para os mais céticos, a resposta é “Sim”: a imagem corresponde à realidade e mostra glândulas produtoras de leite e dutos mamários, que transportam o leite de cada o mamilo.

Rogério Fenile, Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Disciplina de Mastologia do Departamento de Ginecologia da UNIFESP e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, explica cada parte da imagem.

“A figura representa os lóbulos mamários, que são as glândulas que produzem o leite na lactação. Já os ductos conduzem o leite até o mamilo”, explica o especialista em cirurgia de reconstrução mamária, com mais de 20 anos de experiência médica, além de ser especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO.

Segundo Rogério Fenile, a estrutura não existe no corpo masculino, sendo apenas relativa à função da amamentação. “No homem não há ductos e os ácinos (glândulas) mamários são rudimentares”.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.