“What Happened, Miss Simone?” é um documentário da NetFlix que conta a vida conturbada da cantora Nina Simone.

Ela, que tinha como verdadeiro nome Eunice Kathleen Waymon, nasceu na Carolina do Norte e desde criança aprendeu a tocar música clássica no piano. Este estilo musical era sua maior paixão e se tornou fonte de muitos conflitos em sua carreira, pois havia estudado para se tornar pianista clássica e a necessidade a fez tomar outro rumo, tornando-se cantora de jazz para sua sobrevivência.

Teve um casamento feliz por alguns anos, mas a união não suportou o peso do seu sucesso e das suas perturbações internas acompanhadas das agressões físicas vindas de seu marido.

Uma mulher brilhante, uma cantora única, porém dona de uma personalidade forte, ambígua e algumas vezes agressiva. Nina Simone viu no ativismo contra o racismo uma fonte para externar seus tormentos oriundos de uma infância cheia de preconceitos raciais. Participou da luta pela igualdade entre negros e brancos ao lado de grandes nomes como Martin Luther King e explodiu em ira na boicotada música “Mississippi goddam”, composta após a explosão de uma igreja por grupos racistas, em Birmingham, Alabama, que matou quatro estudantes negras.

O sucesso não debelou os dramas de Nina Simone. Ela se perdeu em surtos e se isolou. A fama acompanhou a trajetória na época. Após alguns anos de isolamento, ela voltou, sua fama ressurgiu e agora se perpetua.

 

Daniela Contin Garcia

Publicitária e Podcaster na Jovem Pan