* Por Dra. Maria Carolina Gomides

É cada vez maior o número de trabalhos que se valem das facilidades das telas, como computadores, smartphones e tablets. Na hora de lazer também tem muita gente que não desvia o olhar. Dados mostram que o Brasil é o país que passa mais tempo de olho nas telas. Por isso, é preciso ficar atento: Usar computador por muitas horas seguidas pode causar a Síndrome dos Olhos Secos.

De frente para as telas, o reflexo de piscar, que acontece geralmente 20 vezes por minuto, diminui muito. Nessas condições, chegamos a piscar até quatro vezes menos do que o normal.  É comum pessoas que usam o computador o dia todo perceberem, do meio para o final do dia, os olhos mais ressecados. Isso se deve à proximidade entre o usuário e a tela.

Outro sintoma a ser observado é a “vista cansada”, sensação que ocorre devido à contração muscular quando olhamos para perto ( por muito tempo) e consequente dificuldade no relaxamento desses músculos quando olhamos para longe. Por isso, existe a sensação de não enxergar nada quando olhamos para longe depois de horas na frente do computador.

Mais sintomas comuns da Síndrome dos olhos secos são:

  • Ardência, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, coceira, visão embaçada e dor de cabeça.

Para prevenir esse grande incômodo do mundo contemporâneo, seguem algumas dicas:

  • Levantar da frente do computador e descansar por um tempo;
  • Olhe para algo distante;
  • Lembrar de piscar;
  • Usar lágrimas artificiais, que são colírios lubrificantes ou tipo hidratantes sem medicamentos.

 

 

*Maria Carolina Gomides é formada em medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí desde 2001, onde cursou residência em oftalmologia. Fez especialização em córnea e doenças externas na Universidade Federal de Uberlândia e em cirurgia refrativa. Atualmente, realiza consultas em Higienópolis, em São Paulo, e Jundiaí, e atende pacientes SUS no Hospital Estadual de Franco da Rocha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *