Especialistas garantem: alguns alimentos podem afetar diretamente o desejo sexual, tanto de maneira positiva quanto negativa. Por isso, atenção na hora de escolher o cardápio antes do sexo.

Ao EVA, a médica nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento e alimentação, revela quais alimentos é preciso evitar e outros que podem ajudar na ‘hora H’.

Assista ao vídeo a seguir:

EVITE

Feijão – Essa leguminosa possui substâncias que fermentam no intestino, por isso, pode, sim, provocar gases. Pessoas que têm indisposição com o consumo deste alimento podem apresentar esse sintoma em qualquer momento após a sua ingestão, inclusive, durante a relação sexual.

Evite derivados do leite antes da relação sexual

Bebidas alcoólicas – O importante é não abusar, o consumo do álcool pode deixar o momento mais agradável e relaxante. No entanto, o exagero pode provocar algumas disfunções na hora do sexo, podendo dificultar a ereção ou o orgasmo. Isso irá depender também da sensibilidade do consumo de álcool de cada pessoa.

Derivados de leite – Assim como o feijão, eles podem provocar gases e inchaço devido a presença da enzima lactase; algumas pessoas uma dificuldade maior em digerir leites e derivados, como o queijo.

Refrigerante – O gás presente no refrigerante pode causar distensão abdominal, mas esse sintoma é variável de um indivíduo para o outro. Se a pessoa possui essa predisposição, deve evitar a bebida que pode causar refluxo e azias. Alguns estudos já revelam que os homens ainda pode ser mais prejudicados e apresentarem problemas de disfunção erétil e a quantidade de seu esperma pode ser reduzida em 30%.

Doces – Por serem ricos em açúcar, podem elevar os níveis de glicose no sangue e diminuir a libido. Além disso, essas alterações podem desregular o metabolismo e, consequentemente, reduzir a quantidade de hormônios sexuais.

Frituras e alimentos gordurosos – Essa vale para os homens, principalmente. A relação entre mau desempenho na cama e gordura pode ser entendida comparando as artérias do corpo com os canos de uma tubulação de uma pia de cozinha, por exemplo, que podem ficar entupidos pelo excesso de gordura. E o mesmo acontece com o corpo humano, já que a gordura vai se acumulando nas artérias e, com o tempo, acabam obstando o fluxo sanguíneo. Sem receber sangue suficiente, o pênis não obterá uma ereção satisfatória. 

APOSTE

Aposte em chá de gengibre para melhorar o desempenho no sexo

Banana – Contém substâncias necessárias para a produção de hormônios sexuais, como a vitamina B, além de ser fonte de carboidrato, que fornece energia e é rica em potássio, um mineral que participa das contrações musculares.

Chocolate Amargo – Ajuda a aumentar os níveis de serotonina, hormônio relacionado à sensação de prazer e bem estar, ajudando a melhorar o humor.

Pimenta – Rica em substâncias que aumentam o ânimo e a disposição dos casais, além de liberar odores que estimulam o apetite sexual, pois altera os batimentos cardíacos, contribuindo para a excitação.

Ovos – O teor de proteínas de alta qualidade dos ovos dão muito mais energia. Além disso, contém vitamina B6, que ajuda a equilibrar os hormônios.

Abacate – A vitamina E, presente na fruta, aumenta as chances de engravidar e melhora as funções dos órgãos sexuais femininos.

Linhaça – É uma semente fonte de fitoestrógenos e ligninas, que também ajudam na libido e a equilibrar os níveis hormonais.

Café – A cafeína é um estimulante sexual, por ativar o sistema nervoso e conferir muito mais energia.

Morango – É um ótimo afrodisíaco para ser usado nas preliminares e a vitamina C presente nela melhora o fluxo sanguíneo.

Amendoim – Melhora a formação hormonal e, consequentemente, a libido por ser rico em Zinco e Vitamina E . Ambos nutrientes são decisivos para a formação de hormônios sexuais.

Gengibre – Ele pode aumentar a potência sexual já que seu perfume estimula o sistema circulatório, permitindo que o fluxo de sangue alcance todas as partes do corpo — inclusive as protagonistas de uma noite inesquecível. O poder do fruto tem capacidade de tonificar o corpo inteiro, e não apenas estimular os hormônios. O chá de gengibre, feito com mel e limão, é uma opção picante para esquentar a noite

Mel – O mel é rico em vitaminas B e boro, necessários para a produção de testosterona para os homens, aumentando também os níveis sanguíneos. Ele também ajuda o corpo a usar e metabolizar o hormônio feminino estrógeno.

Beterraba – Contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuída em alimentos de origem vegetal e animal). Essa substância, quando entra em contato com o organismo humano, é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), que se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio. Isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados (o que tem a ver com a capacidade dos exercícios) e também melhora a energia, o desempenho e a potência.

Paty Moraes Nobre

https://jovempan.uol.com.br/guiasp

Jornalista e agitadora cultural, atuou como repórter em rádios como Jovem Pan e Band, videorrepórter na TV Cultura, editora de notícias, lifestyle, TV e Cultura nas empresas Globo.com, Editora Globo, Caras e Portal iG. Casada e mãe, escreve sobre gastronomia no Portal UOL, é colunista da Exame Vip, da Editora Abril, e coordenadora das plataformas Mulheres da Pan e Revista Guia SP, da Jovem Pan.

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