Ser voluntário em alguma instituição é uma prática cada vez mais comum durante as férias. Confira onde é possível ajudar comunidades dentro do Brasil.

 

Trabalhar como voluntário em prol de uma boa causa é uma das atividades mais gratificantes para ocupar um tempo livre das nossas férias. É claro que descansar também é importante – e necessário – mas ajudar alguém ou alguma comunidade tem igual importância. Afinal, o bom sentimento proporcionado após uma ação beneficente é um fato, que faz bem para ambos os lados da situação: o nosso próprio bem-estar e o de quem recebe auxílio.

 

Todos temos alguma habilidade especial que pode ser aproveitada durante um serviço de voluntariado. Seja qual for sua inclinação, existe algum lugar para o qual a sua ajuda é muito bem-vinda, e isso não se resume aos países mais carentes que sempre são citados na mídia. Há diversas instituições e organizações brasileiras em busca de pessoas dispostas a realizar algum trabalho voluntário durante o ano todo, e você pode contribuir com uma causa em um lugar diferente. Assim, de quebra você ainda conhece um destino novo, e aproveita para curtir um pouco os atrativos do local.

 

E então, já pensou em fazer voluntariado durante as férias? Selecionamos algumas cidades brasileiras com bons programas sociais para você escolher para onde prefere ir e ajudar. Confira!

 

Amazonas

 

O estado do Amazonas é incrível por si só – com natureza exuberante, uma grande capital, cidades cheias de cultura, e muito trabalho a ser feito em prol da floresta amazônica e das comunidades que vivem por lá. Se você se encanta com a ideia de visitar a Amazônia, conhecer povos indígenas, ou mesmo a capital, Manaus, vai adorar contribuir com a conservação de um pouco de toda a riqueza do estado.

 

A oferta de trabalhos voluntários no Amazonas é variada. Existem opções apenas aos finais de semana, enquanto outras duram mais dias. Há grupos de voluntários que se disponibilizam a tomar conta de comunidades ribeirinhas e, para isso, vivem em um barco durante o período do serviço. Mas também há voluntariado em terra, voltado a quem se sente inclinado para contribuir com os indígenas ou com a preservação da mata local. Os trabalhos são diversos, desde reflorestamento até assistência médica às aldeias – basta escolher o que te chama mais e partir para ajudar.

 

Confira dicas para viajar ao Amazonas:

Tribo Dessana Tucana Amazônia. Foto: Diego Imai

 

 

Cunha

 

No interior do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, Cunha figura como um bom destino para férias calmas e relaxantes, com clima pacato de cidade pequena e muita tradição caipira para aproveitar. O local tem uma atmosfera rural que une o melhor do turismo ecológico com muito contato com a natureza, seja em trilhas ou em banhos de cachoeira. A localização também é chave, já que a cidade fica entre a Serra da Bocaina e a Serra do Mar, próxima da divisa com o estado do Rio de Janeiro – dali você pode esticar até Paraty ou Ubatuba facilmente.

 

Em Cunha, o Espaço Flor das Águas é um espaço comunitário que aceita voluntários para serviços gerais como reparos, pintura e decoração do prédio, jardinagem, horta e preparos na cozinha do local, em troca de estadia em quarto compartilhado e possibilidade de participação em aulas de yoga. O Santuário Source Temple é outra instituição que aceita voluntários para pequenos serviços do mesmo tipo, e em troca oferece uma experiência de imersão em um ambiente calmo, próprio para relaxamento e meditação, incluindo aulas de dança, terapias holísticas e pensão completa fornecida pelo espaço.

Veja outros destinos no interior de São Paulo

Lavandários em Cunha

 

Pipa

 

Pipa é um pequeno pedaço de paraíso no litoral do Rio Grande do Norte, rodeada por outras praias igualmente lindas de Tibau do Sul. É um destino importante para o surfe, com muita natureza, gastronomia deliciosa, e proximidade com a fauna marinha, sendo golfinhos e tartarugas facilmente avistados por ali. Quem busca um destino com mar límpido, areia clara e perfeito para relaxar, pode apostar em Pipa.

 

Por lá, há possibilidade de trabalhar com voluntariado atuando com crianças carentes de uma comunidade do local. O serviço é voltado para ensinar técnicas de surfe aos pequenos moradores dali que estejam interessados no esporte, com aulas pela manhã (que podem variar de acordo com as mudanças do clima), ou em atividades de limpeza das praias, em prol da conservação da natureza local.  O voluntário que participa do projeto paga uma taxa de administração, para contribuir com os gastos fixos de manutenção do trabalho, e garante alojamento, alimentação e aulas de surfe também – afinal, você precisa de instrução para conseguir ensinar as crianças.

 

Veja mais dicas sobre Pipa (RN):

Praia de Pipa

 

Itacaré

 

Na Bahia, Itacaré é um dos destinos litorâneos com os cenários mais lindos, que encantam visitantes dos mais diversos cantos do país e do mundo por conta das belezas de suas praias. Conhecida por ser um bom local para a pesca e a prática de surfe, fica localizada na Costa do Cacau, a pouco mais de 60 km de Ilhéus, e reúne atrativos diversos como as muitas praias recomendadas para uma visita, cachoeiras e uma gastronomia baiana incrível, de conquistar qualquer um.

E que tal aproveitar esse cenário de paraíso na Bahia para fazer um trabalho voluntário durante sua viagem? A ONG ETIV do Brasil atua em Itacaré com diversos projetos sustentáveis, em busca de ajudantes para os mais variados campos de atuação – você pode ajudar com reparos gerais, jardinagem, aulas de inglês, lições de natação, desenvolvimento social e fortalecimento da comunidade. A Casa de Voluntariado fica na cidade, próxima ao Rio de Contas em Itacaré (que, inclusive, é um passeio lindo para fazer na cidade).

 

Veja mais dicas para planejar sua viagem à Bahia:

 

Ubatuba

 

No litoral norte de São Paulo localiza-se um dos destinos mais conhecidos entre as praias do Estado – Ubatuba. Com ótimas praias e uma boa estrutura para o turismo, por lá também há organizações que recrutam trabalhadores voluntários durante viagens, inclusive com possibilidades de atuação bem variadas.

 

Entre as opções de ações sociais encontradas em Ubatuba está a oportunidade de ensinar inglês para crianças locais, em uma instituição chamada Triskel, que é gerida por uma família e tem um método de ensino diferenciado. Você também pode auxiliar o Instituto Bandeira Verde com serviços ambientais, como o manejo da mata ciliar, que envolve cortar e retirar galhos, coletar lixo e fazer o plantio de novas mudas ou remanejá-las, tudo com o intuito de proteger os rios de uma possível degradação, e para que suas águas estejam limpas ao desaguarem no mar.

 

E você, já pensou em fazer das suas férias um momento de ajudar alguma causa, além de descansar e ter seu tempo de lazer? Fazer uma viagem pautada no voluntariado pode ser super gratificante e te fazer ver novas nuances da vida, que antes talvez fossem imperceptíveis.

Veja mais sobre Ubatuba:

 

Essa lista de indicações que selecionamos tem ótimas opções, mas existem muitos outros programas voluntários bacanas para participar ao redor do Brasil todo. Aproveite para ajudar uma organização na sua próxima viagem, assim como você vai curtir o destino. Ah, e não se esqueça de contar pra gente como foi a experiência 😉

Virginia Falanghe

https://dicasdeviagem.com

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Gosta de conhecer a fundo cada lugar, por isso não acredita em contá-los. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem e Viva o Mundo.  Uma boa leitura e ótimas viagens.