12 de junho é celebrado o Dia dos Namorados, mas também é dia dos noivos, dos recém-casados, dos casados há bastante tempo e dos solteiros, por que não?

Sim, a data deve ser celebrada por todo mundo. Todos os casais, independentemente do tempo de relacionamento ou do grau de relacionamento, devem dar importância para esses momentos especiais, e se você está solteira também deve aproveitar e celebrar o seu amor próprio e curtir a sua sexualidade.

É claro que todos os dias merecem ser comemorados, mas é fundamental que as datas marcantes, como Dia dos Namorados, Dia do Beijo, aniversário de namoro, de casamento, ou até o primeiro beijo sejam lembradas – inclusive já falamos sobre isso em um post sobre as comemorações no relacionamento.

Manter o namoro dentro do relacionamento é uma das principais “tarefas” dos casais, pois é justamente no início do romance que há uma maior dedicação. É quando todas as linguagens do amor aparecem, os casais trocam presentes, querem estar sempre juntos, fazem as coisas pelos outros e repetem palavras de carinho.

Quem não gosta, não é mesmo?

Por isso essas datas são tão importantes. Tenha sempre um motivo para lembrar do amor, do porquê de estar junto do seu companheiro ou da sua companheira. Que tal resgatar algo marcante da rotina do namoro para essa celebração? Lembrando, é claro, que ainda estamos vivendo uma pandemia, e é recomendável permanecer em casa!

Para quem está sem ideias, no ano passado eu fiz um post sobre como curtir a data mesmo em meio à pandemia do coronavírus:

E eu também não esqueci das solteiras. Aproveite a data para enamorar-se:

E vale lembrar que a dedicação ao relacionamento (e a você mesma) deve acontecer todos os dias. Muita gente me questiona: “ah, mas só vale se for de forma espontânea, se for uma surpresa”. Isso não é verdade. Pense bem: quantas coisas ao longo do dia você faz exclusivamente por que você quer, ou no momento em que tem vontade? Nem comer, tomar banho ou dormir, certo?

No relacionamento não é diferente. É necessário se esforçar, se dedicar, assim como com uma planta ou um bichinho de estimação. Sem água ou alimento, ele vai morrer. Não é por estar estressado ou cansado que você deixará de realizar essas tarefas. Se o relacionamento não é regado todos os dias com demonstrações de amor e carinho acontece a mesma coisa.

Este post recente retrata muito bem isso:

Lembre disso. Celebre os momentos especiais do jeito de vocês. Não só por ser o Dia dos Namorados, mas por ser mais uma chance de resgatar a importância do amor.

 

paulanapolitano

Psicóloga clínica, pós graduada em Terapia Sexual e em Terapia Cognitivo Comportamental. Também é autora do livro "Sexplicando: sexualidade sem mitos e tabus".