Em tempos de pandemia, nada melhor do que procurar lugares sem aglomeração para respirar ar puro e viajar com tranquilidade. Confira 4 destinos no Brasil para praticar turismo responsável e seguro na pandemia.

 

A pandemia nos provocou uma vontade imensa de estar perto da natureza e deslumbrar lugares incríveis. O Brasil possui muitos locais para se descobrir, com belezas naturais que só existem aqui. 

Se você é apaixonado por turismo de natureza, e está procurando um destino seguro e sem aglomerações, é possível fazer uma viagem de isolamento e curtir a vida em meio à fauna e flora brasileira. 

Abaixo você confere opções de destinos para conhecer de carro saindo das principais capitais do país e, chegando lá, contar com infraestrutura e serviços que seguem com rigidez os protocolos de segurança e distanciamento social. 

Vem conhecer estes 4 lugares incríveis no Brasil. 

 

1 – Foz do Iguaçu 

5 destinos no Brasil para praticar turismo responsável e seguro na pandemia
Pôr do sol nas Cataratas. Crédito: Viva o Mundo

Foz do Iguaçu é a sétima maior cidade do estado do Paraná, conhecida por abrigar uma das 7 Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu

As Cataratas, formadas por mais de 275 quedas individuais de água, possuem entre 40 e 80 metros de altura e formam uma das maiores cachoeiras em extensão do mundo. 

Para garantir uma experiência exclusiva – e sem muita gente – a dica é ficar hospedado no único hotel dentro do parque nacional das Cataratas do Iguaçú.  O hotel proporciona aos hóspedes a oportunidade de conhecer o Parque Nacional quando ele está fechado para o público geral, evitando aglomerações e filas durante as trilhas. Perfeito para quem está buscando um lugar mais seguro para viajar. 

 

Leia mais sobre Foz do Iguaçu:

 

2 – Paraty e Cunha

Trilha do Pão de Açúcar, no saco do Mamanguá, em Paraty – RJ

 

Outra opção para praticar turismo responsável e seguro durante a pandemia é Paraty, no Rio de Janeiro. Para aproveitar ao máximo a natureza, não deixe de visitar o saco do Mamanguá e fazer um passeio pelas ilhas da região. 

Uma boa dica é subir a serra e aproveitar também as belezas naturais da cidade interiorana de Cunha. A região possui lavandários ao ar livre que são deliciosos para ver o pôr do sol. Também vale a pena subir o Pico da Macela para curtir um visual panorâmico de toda a Baia de Paraty e Angra, lá do topo da serra.

Veja o que fazer em Paraty:

 

O visual do Pico da Macela, em Cunha

 

3 – Cananéia 

Cais em Cananéia. Crédito: Viva o Mundo

Cananéia, localizada no litoral sul do estado de SP, possui diversas vilas de pescadores, muita riqueza histórica e natureza exuberante. Para quem é apaixonado pela vida marinha, Cananéia pode oferecer experiências incríveis.

Cananéia foi uma das primeiras vilas do Brasil e, por isso, é possível viajar pelos casarões do período colonial e conhecer um pouco da história do Brasil. 

 

4 – Chapada dos Veadeiros 

Cachoeira do Salto, na Chapada dos Veadeiros. Créditos: Viva o Mundo

A Chapada dos Veadeiros, localizada no estado de Goiás, enche os olhos de qualquer pessoa. Com cachoeiras incríveis, trilhas em meio ao Cerrado, cidades rústicas e um clima místico no ar, é com certeza um dos destinos mais exuberantes do país. 

São várias cachoeiras, lagos e rios para você aproveitar, além de uma estrutura turística para quem ama aventura, ecoturismo e passeios mais calmos, com locais para meditação.

 

Confira mais sobre este destino:

 

Cuidados para praticar turismo responsável 

 

Com alguns lugares reabrindo para o turismo, é possível se planejar para conhecer locais novos, aproveitar o contato com a natureza e respirar um pouco de ar puro. Apesar disso, os cuidados sanitários contra o coronavírus devem ser mantidos, ainda mais em regiões onde o acesso à saúde é escaço. 

Assim como viajar é uma experiência renovadora, manter os espaços que visitamos sempre em ordem, preservando a fauna, flora e a comunidade local é fundamental. 

Além de se sentir mais seguro viajando, você também proporciona segurança aos moradores das regiões onde vai conhecer, ao cumprir a série de protocolos específicos para prevenção da Covid-19. 

 

Então, se vai viajar, esteja atento às seguintes recomendações: 

  1. Faça um teste de Covid antes de viajar; 
  2. Use máscara e mantenha a distância sempre que estiver em contato com outras pessoas, principalmente moradores dos locais onde vai conhecer; 
  3. Mantenha a higienização das mãos, sempre lavando com água, sabão e passando álcool em gel; 
  4. O álcool também deve ser utilizado para higienizar as superfícies de contato; 
  5. Nos locais turísticos, procure horários alternativos para evitar aglomerações. Além disso, cheque se o local que deseja visitar está aberto para o turismo e seguindo as normas de redução de capacidade; 
  6. Ao realizar pagamentos, prefira usar meios eletrônicos ou cartões por aproximação. 
  7. Priorize viagens de carro para destinos próximos de sua cidade.

 

Os cuidados contra a Covid-19, como fazer teste antes de qualquer viagem, usar máscara, evitar aglomerações, é dever de cada um. Seguindo todas as recomendações, é possível viajar de forma consciente e, acima de tudo, com responsabilidade. 

 

 

Virginia Falanghe

https://vivaomundo.com.br/

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem, Viva o Mundo e Pousadas Incríveis  Uma boa leitura e ótimas viagens.