A primeira viagem para um país estrangeiro é uma conquista e tanto. Contudo, além de emocionante, o planejamento pode ser um pouco intimidante. São tantas coisas para pensar: vistos, língua estrangeira, como funciona o processo de conexões e aeroportos. Além disso, a questão de sair da zona de conforto e embarcar para um lugar longe de casa sempre dá aquele frio na barriga.

A verdade é que enfrentar tudo isso faz parte da viagem, mas existem lugares que podem simplificar este primeiro contato com o exterior. Depois, com o tempo, viajar para fora do Brasil fica cada vez mais fácil.

Para ajudar, veja esta lista de cinco lugares sem tantos empecilhos para viajar, seja pelo voo direto, por não precisar encarar processos de vistos ou até mesmo por falar a mesma língua. Vamos nessa?

 

Portugal

Portugal é uma excelente escolha como primeiro destino internacional. O primeiro fator facilitador é a língua, que é – praticamente – a mesma que a nossa. Porém, não se engane, entender o sotaque dos portugueses pode ser um tanto complicado no início, mas dá para se virar. Para melhorar, os turistas que ficam por até 90 dias no país não precisam de visto. Além disso, voos diretos, sem conexões, saem diariamente das principais capitais do país. Só não esqueça: o seguro viagem para Europa é obrigatório, devido ao Tratado de Schengen.

Planeje seu roteiro Portugal e caia na estrada para curtir as incríveis vinícolas que beiram o Rio Douro, conhecer as cidades de Lisboa, Porto, Aveiro e Évora, além de aproveitar as praias da Costa Vicentina e Algarve.

Para planejar sua viagem, veja os posts:

A facilidade da língua, voos diretos e a não obrigatoriedade de vistos fazem Portugal um ótimo destino para uma primeira viagem ao exterior

 

Argentina

A terra de nossos hermanos é quase um clichê em indicações de primeira viagem internacional. A facilidade de viajar para a Argentina é inegável. É só apresentar o seu documento de identidade, o RG, e embarcar. Nem o passaporte é necessário por ser um país membro do Mercosul. Além disso, não precisa de visto, os voos são diretos das capitais brasileiras e a língua espanhola é, no mínimo, familiar.

Aproveite para desembarcar na capital, conhecer os pontos turísticos de Buenos Aires e os bairros de Recoleta, Palermo, Caminito. Experimente também as deliciosas carnes argentinas nos restaurantes de Puerto Madero.

Embarque para a região dos Andes e conheça as vinícolas de Mendoza, curta dias na neve em Bariloche ou na região mais ao sul do mundo, Ushuaia.

Planeje sua viagem com os posts:

Mendoza, na Argentina.

 

Curaçao

Se o seu sonho é conhecer as águas turquesas e cristalinas do mar do Caribe, a ilha de Curaçao é uma excelente pedida. Curaçao é uma ex-colônia holandesa e tornou-se Estado individual há menos de dez anos. Por isso, os traços da arquitetura típica do país europeu permanecem na capital, Willemstad, e ganham o colorido astral caribenho. A ilha tem ótimos hotéis, mais de 40 praias para explorar, bons restaurantes e boas opções para compras.

Curaçao é uma das ilhas caribenhas mais próximas ao Brasil, localizada ao norte da costa venezuelana.  Para chegar lá, é preciso fazer uma escala em Bogotá, na Colômbia, ou na cidade do Panamá. É preciso ter o certificado da vacina contra a Febre Amarela para estas conexões. Os nativos falam quatro línguas fluentes: Papiamento, Holandês, Inglês e Espanhol, além de serem atenciosos e prestativos na hora de tentar entender o Português.

Quer outras opções? Veja o post 7 ilhas do Caribe para planejar suas férias.

Os traços da arquitetura típica holandesa permanecem na capital, Willemstad, e ganham o colorido astral caribenho.

 

Estados Unidos

Viajar aos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros. Se você é um deles, não pense duas vezes antes de planejar suas férias por lá. É preciso encarar um processo burocrático para conseguir o visto, mas depois de aprovado ele tem duração de dez anos.

O Estado da Flórida é uma boa indicação de destino para quem vai pela primeira vez. Existem voos diretos que saem todos os dias das principais capitais para Miami. A comunidade latina é muito presente por lá, o que assegura tranquilidade na questão da língua. Ouve-se muito o espanhol e português em Miami e Orlando.

Alugue um carro em Miami, visite as principais atrações da cidade, e dirija pela costa do estado até Orlando. Viva a mágica dos parques da Disney como o Magic Kingdom, Animal Kingdom, Epcot e também os da Universal. Faça compras nos outlets e assista shows e espetáculos que sempre estão em cartaz na cidade.

Planeje sua viagem com os posts:

 

Miami e Orlando estão entre os destinos mais populares para brasileiros que viajam ao exterior.

Peru

O Peru é outro país pertencente ao Mercosul muito acessível para brasileiros. É só apresentar o documento de identidade, RG, e embarcar para Lima ou Cusco.

A capital Lima é surpreendente. Com restaurantes incríveis e uma ótima infraestrutura, é uma boa parada para conhecer toda a gastronomia e centro econômico do país. Já Cusco é a porta de entrada para a viagem até as ruínas incas de Machu Picchu. A rica cultura andina, a fascinante história e deliciosa gastronomia fazem do Peru um país fantástico para conhecer.

Planeje sua viagem com os posts:

Machu Picchu, no Peru, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, segundo a New Open World Corporation.

Gostou das dicas de viagens para quem vai ao exterior pela primeira vez? Comente aqui!

Virginia Falanghe

https://dicasdeviagem.com

Jornalista, apaixonada por compartilhar dicas e informações de viagens para te ajudar a viajar mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Já são mais de 50 países dos cinco continentes na lista, entre algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, escreve dicas de viagens aqui no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem e Viva o Mundo. Uma boa leitura e ótimas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *