Feriado da Independência chegando e você ainda não sabe para onde ir no fim de semana de 7 de Setembro? Confira as dicas para quem mora em São Paulo e quer recarregar as energias em meio à natureza.

 

Não há nada como desprender-se das amarras urbanóides, deixar o celular e estresse do trabalho de lado, e cair na estrada para aproveitar um fim de semana perto do mar no litoral norte ou do cheirinho de mato da Serra da Mantiqueira.

O Estado que detém o maior polo econômico do Brasil ainda guarda pequenas cidades bucólicas escondidas em meio ao verde, tornando-se verdadeiros refúgios para quem quer desacelerar do ritmo frenético das grandes cidades.

São redutos que nos lembram como o contato com a natureza é importante, como uma conversa acolhedora com moradores locais abre sorrisos e um dia no mar dá aquela revitalizada, mesmo que às vezes a correria do dia a dia nos faça esquecer destes detalhes tão singelos.

Seja por um dia ensolarado na praia ou uma noite acompanhada do som de grilos no campo, selecionei 7 cidades para curtir ao máximo a natureza a poucas horas da capital paulista:

 

 

Praia de Maresias

Cidade natal do bicampeão mundial de surfe Gabriel Medina, a Praia de Maresias entrou no cenário mundial como reduto do esporte. Não à toa, detém algumas das melhores ondas do litoral brasileiro.

Além da vibe descontraídaMaresias é uma boa pedida para quem busca contato com a natureza. Não deixe de conhecer o mirante do oleoduto da praia, escondidinho na serra sentido São Sebastião, precisamente depois do km 158. Aproveite e faça a trilha de 40 minutos de caminhada para a Praia Brava, um belo programa para quem busca o contato com o mato e não se importa com algumas picadas de borrachudos (sim, leve repelente).

À noite, há muito o que fazer em Maresias: seja pela vida noturna agitada pelas casas como Sirena ou pelos excelentes restaurantes da cidade. Confira as pousadas em Maresias que valem a hospedagem.

Praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo

 

Praia de Juquehy

Em tupi-guarani, Juquehy quer dizer areias que cantam. É só andar pelas areias brancas da praia que fica a 2h30 de São Paulo para perceber o canto da areia ao pisar nela. A Praia de Juquehy é o meu refúgio particular e compartilho com quem também ama e preza pela natureza. Não deixe de fazer uma bela caminhada até o Rio Juquehy e assistir ao pôr do sol no morro que divide com a praia da Barra do Una. À noite, recomendo experimentar um belo risoto de camarões com lascas de limão siciliano no restaurante Bistrô.  Veja as pousadas em Juquehy que indico para um fim de semana.

Pôr do sol no mirante entre as praias de Juquehy e Barra do Una.

 

 

Praia de Ubatuba

Ubatuba tem de tudo um pouco para cada perfil. São mais de 100 praias para conhecer no município. De praias como a da Lagoinha, banhada por águas tranquilas para quem viaja com crianças, a praias perfeitas para o surfe, como Itamambuca ou Félix. Para quem quer aventura, trilhas não faltam na Mata Atlântica que acolhe todo esse paraíso.

Veja as melhores praias de Ubatuba para conhecer ou as pousadas em Ubatuba que recomendo e planeje sua viagem.

 

Praia do Bonete, em Ilhabela

Ainda existem lugares escondidos que preservam um ar quase de ‘volta ao tempo’ em redutos semi-desertos. A Praia do Bonete, ao sul da Ilhabela, abriga uma comunidade caiçara com 300 moradores que ainda vive sem energia elétrica e se mantém através da pesca e turismo local. Tudo isso a apenas quatro horas da capital paulista.

Em 2009, o jornal ‘The Guardian’ considerou o Bonete como uma das dez praias mais bonitas do Brasil. Para chegar até lá, é preciso encarar uma trilha de cinco horas de caminhada por montanhas íngremes que intercalam-se com cachoeiras perfeitas para relaxar nos momentos mais desgastantes. Caso queira uma aventura mais light, é possível contratar pescadores que levam os visitantes de barco em um trajeto de 40 minutos.

Para quem busca algo mais tranquilo, a Ilhabela sempre é uma boa pedida. Seja para relaxar com uma caipirinha nas praias do centro, velejar ou mergulhar em praias de águas tranquilas. Confira as dicas de pousadas em Ilhabela para um fim de semana.

Trilha para a Praia do Bonete, na Ilhabela

 

São Bento do Sapucaí

Aos pés da imponente Pedra do Baú, São Bento do Sapucaí é uma cidade cheia de charme e aventuras a duas horas e meia de carro de São Paulo, na Serra da Mantiqueira.

Um dos maiores atrativos da cidade é a temida escalada ao topo da Pedra do Baú, que recomendo fazer com um guia que forneça cordas de segurança. A subida é por meio de escadinhas de ferro fixadas em uma rocha vertical com 380 metros de altura. A aventura deixa até o mais corajoso com certa vertigem. Mas a vista, no fim das contas, vale a pena.

Almoce a deliciosa comidinha mineira feita no forno a lenha do Restaurante Taipa. Curta as cachoeiras da redondeza e termine o dia assistindo ao pôr do sol na Pedra do Baúzinho. Confira as indicações de pousadas em São Bento do Sapucaí para curtir o fim de semana.

7 destinos para curtir a natureza perto de São Paulo
Pedra do Baú ao fundo, em São Bento do Sapucaí

 

Brotas

A cidade de Brotas é o centro da aventura do Estado de São Paulo. A 3 horas de carro da capital, aqui é possível se divertir em alguns dos melhores raftings do Brasil, experimentar o frio na barriga de tirolesas incríveis, visitar cachoeiras e no fim do dia brindar com uma bela cerveja artesanal local. Há muito o que fazer em Brotas. Confira também as dicas de pousadas em Brotas para aproveitar ao máximo um fim de semana.

Tirolesa em Brotas

 

 

São Francisco Xavier

Acolhida pelo verde da Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier fica a cerca de 2h30 de viagem de São Paulo. A bucólica cidadezinha de interior possui um centro super charmoso, com lojas de artesanato local e uma gastronomia excelente. É um ótimo destino para ir a dois.

Vale a pena subir até a cruzada deixada por bandeirantes no período colonial a 2 mil metros de altitude nas trilhas do Pouso do Rochedo. Uma boa dica para casais que visitam a cidade no friozinho é escolher acomodações com lareira em uma das Pousadas em São Francisco Xavier, comprar iguarias locais no Armazém do Neo e encerrar o dia com um belo jantar regado a queijos e vinhos.

Trilhas do Pouso do Rochedo em São Francisco Xavier

 

Cunha

A 3 horas de carro de São Paulo, localizada em cima da Serra do Mar, pertinho de Paraty, Cunha mistura as vistas exuberantes da Mata Atlântica com campos de lavanda à lá Provence e gastronomia de campo. Não deixe de subir ao Pico da Macela para avistar um panorama de todo o litoral paulista e visite o Lavandário de Cunha. Cunha está entre as cidades com dicas de hotéis no interior de São Paulo para casal.

As lavandas de Cunha

 

Visconde de Mauá

Localizada quase nas divisas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, Visconde de Mauá é um distrito carioca, com culinária mineira e pegada de interior paulista. Há muito o que fazer em Visconde de Mauá. As cachoeiras, montanhas, poços, trilhas e vistas deslumbrantes fazem da região um dos pontos mais procurados pelos amantes de natureza dos três Estados. Vale a pena a visita. Veja as pousadas em Visconde de Mauá para se hospedar.

Vai para lá em Dezembro? Então a boa dica é descer a serra e conhecer o natal da charmosa cidade de Penedo, principalmente se estiver com crianças. Confira também as pousadas em Penedo para ficar e curtir as festas.

Cachoeira Santa Clara em Visconde de Mauá

 

E você? Gostou das dicas de destinos para quem gosta de natureza pertinho de São Paulo? Comente aqui!

 

 

 

Virginia Falanghe

https://dicasdeviagem.com

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Gosta de conhecer a fundo cada lugar, por isso não acredita em contá-los. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem e Viva o Mundo.  Uma boa leitura e ótimas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *