De acordo com pesquisas realizadas pela U.S Travel, casais que viajam juntos são mais felizes. Aproveite o romantismo do inverno e embarque em uma escapada a dois rumo à destinos nacionais cheios de charme e cercados pela natureza. 

 

De passeios por campos de lavanda a noites em cabanas com vista para cachoeiras. Parece uma experiência distante, mas a verdade é que elas estão mais próximas do que muita gente imagina. Não é preciso embarcar em um avião, muito menos ficar horas na estrada para aproveitar dias regados ao bom e velho romantismo. No Brasil, existem inúmeros destinos próximos às capitais que proporcionam passeios ideais para aproveitar o clima do inverno a dois.

Compartilhe com o seu parceiro e caia na estrada para aproveitar o friozinho da melhor maneira:

 

 

Urubici, Santa Catarina

 

Um dos únicos municípios brasileiros onde, com sorte, é possível ver neve no inverno, a pequena cidade de Urubici, na serra catarinense, é famosa por ser um polo de ecoturismo com paisagens deslumbrantes em parques preservados, além das inúmeras cabanas românticas.

Apesar da proximidade com a Ilha da Magia (localizada a 170 km de Florianópolis), o cenário é totalmente o oposto da região litorânea. Em Urubici, os visitantes podem se aventurar em trilhas nas montanhas, conhecer cachoeiras verticais como a do Avencal (100 metros de altura) e a Cascata Véu da Noiva (85m), passear de carro pela sinuosa Serra do Corvo Branco e ainda curtir o fim do dia em uma das cabanas da região.  Neste artigo você encontra uma seleção das melhores pousadas em Urubici para aproveitar a dois.

Cachoeira do Avencal, em Urubici, Santa Catarina.
As paisagens deslumbrantes do município de Urubici.

Leia também > 24 lugares para viajar no Brasil e aproveitar a natureza

 

 

Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

 

Ainda no sul do país, a Serra Gaúcha é um dos destinos mais românticos do país.

O roteiro de carro que passa pela badalada cidade de Gramado, inclui a visita na Cachoeira do Caracol  \e no novíssimo SkyGlass em Canela e termina pelas vinícolas de Bento Gonçalves é praticamente obrigatório na listinha de viagens de qualquer casal apaixonado.

Confira 19 casas charmosas para se hospedar na Serra Gaúcha ou as pousadas românticas em Santa Catarina.

Cachoeira do Caracol em Canela, RS

Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

 

Estrategicamente localizadas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, as cidades de Maromba, Maringá e Visconde de Mauá abrigam diversas cachoeiras (Vale do Alcantilado, Escorrega e Santa Clara são algumas) e trilhas, como a subida vertical para o pico da Pedra Selada.

Para os que buscam menos aventura e mais sossego, uma boa dica é escolher hospedagens que beiram o rio, visitar o comércio cheio de charme das pequenas cidades e se deliciar com a famosa truta e fondue servidos nos restaurantes da região.

Descubra o que fazer em dois dias em Visconde de Mauá.

Cachoeira Santa Clara em Visconde de Mauá

 

 

 

Cunha, São Paulo

 

Um dos destinos mais completos para casais que buscam combinar praia e campo em uma viagem, Cunha é uma pequena cidade no topo da Serra da Boicana, a 40 minutos de Paraty e a cerca de 3h30 de carro da capital paulista e fluminense.

Reconhecida há anos pelos diversos ateliers de cerâmica, a cidade vai muito além. Hoje, abriga extensos campos de lavanda e alecrim (como o Lavandário e Contemplário), cervejarias e restaurantes com produções artesanais (O Olival) e também parques bem preservados e com vistas incríveis, como a Pedra da Macela e o núcleo de Cunha do Parque Nacional da Serra do Mar.

Para quem quer aproveitar o clima praiano, é só descer a serra (asfaltada recentemente) e chegar em um dos melhores destinos históricos do Brasil, a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

O visual do Pico da Macela, em Cunha
A paisagem bucólica do ‘O Lavandário’ em Cunha

 

Cidades da Serra da Mantiqueira

 

A divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, é pontilhada por pequenas cidades cheias de charme, excelente gastronomia e muita natureza.

Monte Verde e Campos do Jordão são as mais badaladas, com infraestrutura completa, restaurantes sofisticados e centrinhos bem agitados com centros comerciais.

Para quem busca um refúgio de campo mais bucólico e em contato com a natureza, Gonçalves, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal são excelentes municípios para aproveitar a dois.

Veja as melhores pousadas em Monte Verde e também pousadas em São bento do Sapucaí.

Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí

 

 

Espírito Santo do Pinhal, São Paulo

 

Para quem está pensando em visitar a premiada Vinícola Guaspari (acredite, fica pertinho de São Paulo), vale a pena aproveitar e se hospedar na região e manter o clima de viagem à Toscana.

A Pousada Famiglia Barthô é a combinação perfeita para quem visita a Vinícola e depois busca uma pousada charmosa para passar a noite na região. Veja os detalhes nesta seleção de pousadas de charme perto de São Paulo.

A premiada Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, São Paulo. Foto: Vinícola Guaspari.

 

Petrópolis, Rio de Janeiro

 

Delimitada pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Petrópolis é uma cidade imperial rodeada por montanhas arborizadas e cachoeiras. Além disso, abriga o importante Museu Imperial, com mobiliários de quando era o palácio do imperador D.Pedro II, no séc.19. Um destino riquíssimo em termos naturais e históricos. Veja aqui algumas pousadas românticas para casal perto do Rio de Janeiro.

Museu imperial em Petrópolis

Confira também pousadas românticas perto de Belo Horizonte para aproveitar a dois.

 

Deixe nos comentários, qual destas cidades você ficou com vontade de conhecer?

 

Virginia Falanghe

https://vivaomundo.com.br/

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem, Viva o Mundo e Pousadas Incríveis  Uma boa leitura e ótimas viagens.