Escolher apenas alguns lugares do Brasil que você precisa conhecer (sim, precisa muito!) é um grande desafio. Afinal, nosso país tem tamanho continental e uma grande diversidade de paisagens e climas em seus destinos.

Há muitas praias (são mais de 7 mil quilômetros de litoral), cidades urbanas e com arquitetura premiada, cânions, mangues, pantanal e dunas. Além disso, há grande diversidade cultural, de sotaques de comidas típicas. 

Por isso, esta lista de 10 lugares no Brasil que você precisa conhecer é quase como a “pontinha do iceberg”, uma vez que em todas as regiões brasileiras há cidades lindíssimas que valem a visita. Bora viajar um pouco pelo Brasil?

 

 

1. Alter do Chão, Pará

 

Abro a lista de lugares no Brasil para viajar com um cantinho ainda não muito explorado pelos turistas na região Norte, embora já tenha sido citado pelo jornal inglês The Guardian como o lugar mais bonito do mundo com praias de água doce: Alter do Chão, no Pará. 

Fica localizado na cidade de Santarém, a 38 quilômetros do Centro, na margem direita do Rio Tapajós, e a 1350 quilômetros da capital do estado, Belém.

Entre os principais pontos turísticos de Alter do chão estão a Ilha do Amor, cartão-postal da região, o Lago Verde, as praias Ponta do Muretá, Ponta do Cururu e Ponta de Pedras, esta última repleta de rochas bauxitas e grutas submersas, e a Serra da Piraoca, parte mais alta da região com 110 metros de altura.

Aproveite e veja dicas de pousadas em Alter do Chão.

Praia do rio Tapajós em Alter do Chão, Pará – Brasil. Foto: Nathalia Segato.

 

2. Cânion Itambezinho (Parque Nacional Aparados da Serra), Rio Grande do Sul

 

O Cânion Itambezinho está localizado em Cambará do Sul, cidade conhecida como a “Terra dos Cânions”, já que abriga 36 formações rochosas com essa característica. É, definitivamente, um dos lugares no Brasil que valem a visita.

Cambará fica a 200 quilômetros da capital do estado, Porto Alegre, e faz parte do Parque Estadual Aparados da Serra. Itambezinho é o mais importante e mais visitado entre os cânions da região.

O abismo existe há 130 milhões de anos e é considerado um dos maiores do Brasil. O cânion tem 5,8 quilômetros de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. E possui uma vasta vegetação.

Para explorar a região, o ideal é reservar hotéis e pousadas em Cambará do Sul e fazer os passeios a partir da cidade.

Melhores lugares para viajar no Brasil em 2022. Foto: Inae Miranda

 

 

3. Cânions de São Francisco ou do Xingó, Alagoas/Sergipe

 

Outro lugar do Brasil que vem ganhando o coração dos viajantes e se destaca como um destino exótico tem parte em Alagoas e parte em Sergipe.

Os Cânions de São Francisco ou do Xingó surgiram da divisão das placas tectônicas que formou uma espécie de rachadura profunda no solo. Há cerca de 65 milhões de anos, aquela região toda era mar. Hoje, a água que corta os cânions não é do mar e sim do lago que surgiu com a construção da usina hidrelétrica de Xingó, em 1994.

As águas são verde esmeralda e os paredões bem avermelhados. Na região você pode navegar, fazer voo panorâmico e ainda conhecer a Rota e o Museu do Cangaço (dizem que o bando de Lampião vivia pela região), o Vale dos Mestres, entre outros atrativos.

 

4. Fernando de Noronha, Pernambuco

Ao contrário de alguns destinos brasileiros citados anteriormente, o número 4 é amplamente conhecido mundo afora e sonho de consumo de todo viajante. É a Ilha de Fernando de Noronha, que pertence ao estado de Pernambuco.

Distante 545 quilômetros de Recife, Noronha possui praias desertas com os mais variados tons de azul, piscinas naturais, trilhas e vida marinha abundante, dentre tantos outros atrativos.

A Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos, que dá para ver da baía, são os cartões-portais da ilha. Outros pontos turísticos famosos são a Praia do Sancho, considerada pelos usuários do Tripadvisor como a praia mais bonita do mundo mais de uma vez, a Piscina São José, o Mirante do Boldró, onde você pode assistir ao maravilhoso pôr-do-sol, entre outras praias.

Escolher a pousada em Fernando de Noronha é o primeiro passo para um bom planejamento, pois sua localização fará sua visita ser mais proveitosa.

Fernando de Noronha – PE. Foto: Virginia Falanghe

 

5. Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu é mais um destino que dispensa apresentações, afinal as Cataratas são conhecidas Brasil afora. A cidade é sem dúvida uma das mais bem preparadas para receber turistas, com excelentes opções de passeios, restaurantes, pousadas, hotéis e resorts. Descubra como é ficar no melhor hotel das Cataratas do Iguaçu ou veja outras opções de luxo.

Além da visita ao parque para explorar as cachoeiras, não deixe de conhecer a Usina de Itaipu. São diversas opções de passeios guiados para ver de perto uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil.

Cataratas do Iguaçu. Foto: Virginia Falanghe.

 

 

6. Jalapão, Tocantins

Se você busca um lugar exótico para conhecer no Brasil, recomendo que vá para o Jalapão, no Tocantins. O Parque Estadual do Jalapão possui rios, cachoeiras, chapadas, formações rochosas, dunas alaranjadas e fervedouros incríveis, e outras paisagens típicas do cerrado.

Tudo isso em uma área de 34 mil quilômetros. Localizado a 300 quilômetros de Palmas, capital do estado, o caminho até o Jalapão inclui estradas de asfalto e estradas de terra.

Entre os principais pontos turísticos da região estão: Dunas do Jalapão; Cachoeira da Formiga; Fervedouro Bela Vista; Fervedouro do Buritizinho; Fervedouro do Encontro das Águas; Fervedouro do Ceiça; Fervedouro do Sono.

 

7. Maragogi, Alagoas

Uma das regiões com os mais lindos lugares no Brasil, o Nordeste merece que você conheça em detalhes uma vez que além de belas paisagens, a cultura nordestina é fantástica. Aqui falarei da cidade de Maragogi, em Alagoas.

Conhecida como Caribe Brasileiro por conta das águas claras, areias branquinhas, conqueiros, Maragogi é, de fato, um paraíso. Fica a 130 quilômetros de Maceió, capital de Alagoas, dentro da região conhecida por Costa dos Corais.

Entre os principais pontos turísticos estão as piscinas naturais de Maragogi, também conhecidas como Galés ou Taocas, onde você pode fazer mergulho com snorkel para ver os corais e peixes coloridos.

Na cidade, conheça ainda o Projeto Peixe-boi, que cuida da preservação da espécie, faça um passeio de buggy e visite outras praias da cidade como Antunes, Japaratinga, entre outros.

Uma pousada em Maragogi com bom custo-benefício, fica em R$ 250 e R$ 500, mas existem desde opções boas e baratas, até hotéis de luxo como o Salinas Resort. 

 

8. Monte Verde, Minas Gerais

Para quem prefere curtir um friozinho, mesmo com a fama de calor interminável desse nosso país tropical, há bons lugares no Brasil. Destaco aqui o pequeno e charmoso distrito mineiro de Monte Verde, na cidade de Camanducaia, um destino que oferece pousadas de charme e maravilhosos hotéis, também há boas opções para quem quer hospedagens para levar pets.

São cerca de 480 quilômetros de Belo Horizonte, capital mineira, até o distrito recomendado para viagens em casal em um fim de semana romântico e também para famílias. Também é fácil ir saindo de São Paulo, ou mesmo do Rio.

No distrito, aproveite a maravilhosa gastronomia mineira e conheça atrativos como a Máquina a Vapor, o Orquidário MV, a Mega Tirolesa de Monte Verde (quase 1 quilômetro de extensão), as trilhas do Parque Verner Grinberg no topo da Serra da Mantiqueira, e faça passeios de jeep ou quadriciclo.

 

 

9. Pantanal, Mato Grosso/Mato Grosso do Sul

Mudando totalmente a paisagem, chegamos a mais um dos belos lugares do Brasil para visitar, o Pantanal, que passa pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ele é a maior área inundável do mundo e é famoso por sediar 4 biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Chaco. Possui 118 rios, mais de 3.500 espécies de plantas, 650 tipos de aves, 250 espécies de peixes, 122 mamíferos e 93 de répteis entre outras preciosidades da natureza.

Neste destino incrível de ecoturismo você pode fazer um Safári fotográfico; passeio de barco; trem do Pantanal; observação de pássaros; focagem noturna, e visitar destinos como Aquidauana e Corumbá, Poconé e Cáceres (dependendo, claro, se você entrar no Pantanal pelo Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul). Uma boa dica é aproveitar e fazer o roteiro junto às atrações e passeios de Bonito, no Mato Grosso do Sul. 

Gruta do Lago Azul, Bonito – MS. Foto: Virginia Falanghe

 

 

10. Ubatuba, São Paulo

Ubatuba é um dos destinos turísticos mais procurados no litoral norte de São Paulo. Também com cerca de 100 quilômetros de costa e mais de 100 atrações naturais entre praias, ilhas e cachoeiras.

A praia está a menos de 230 quilômetros da capital paulista, São Paulo. Entre as praias e ilhas mais famosas estão: Ilha das Couves, Ilha Anchieta, que abrigou um presídio até 1955, Ilha do Prumirim e as praias da Enseada, das Conchas, do Cedro e praia Dura.

Não deixe de passear pelo belo Centro Histórico de Ubatuba, o Projeto Tamar, os mirantes, o Museu Histórico Washington de Oliveira, o Farol da Barra, as Ruínas da Lagoinha, a Trilha do Pico do Corcovado, e o Castelo dos Arautos do Evangelho de Maranduba.

Com tantas praias paradisíacas e uma costa tão extensa, a tarefa mais difícil é escolher uma pousada em Ubatuba que se encaixe com seu perfil. Uma outra opção é aproveitar para se hospedar em casas de aluguel de temporada de Ubatuba. A plataforma Holmy traz a curadoria do que há de melhor na região.  

Melhores lugares para viajar no Brasil em 2022
Melhores lugares para viajar no Brasil em 2022. Praia de Itamambuca, Ubatuba, São Paulo. Foto: Virginia Falanghe

Quais os lugares mais lindos do Brasil? 

Como citei lá no começo deste artigo, fazer uma lista com os lugares do Brasil que você precisa conhecer é uma tarefa muito difícil e que beira (ou é mesmo) impossível. Já que a lista de atrações e destinos é imensa nos mais de 6 mil municípios brasileiros.

Assim, como definir quais os lugares mais lindos do Brasil? Isso depende se a pessoa curte frio ou calor, se é mais aventureira ou urbana, se tem ou não filhos? Ou você acha que lugar bonito é bonito e pronto, todo mundo reconhece?

Embora tenha consciência de que esta lista de 10 lugares do Brasil que recomendo que você visite seja uma mínima porcentagem do universo de opções e que algumas pessoas possam discordar, tentei viajar pelos 4 cantos do país e trazer cenários variados, além de alguns afetivos, como Ubatuba.

Antes de finalizar, recomendo que ao planejar sua viagem, pesquise sempre as melhores épocas para conhecer o destino e aproveitá-lo ao máximo e busque sempre tornar a sua viagem o mais sustentável possível, não deixando sua marca nos locais e trazendo apenas fotos e lembranças da natureza. 

De resto, escolha seus lugares preferidos no Brasil e curta muito nosso maravilhoso país. E me conta: quais lugares do Brasil você colocaria na sua lista?

 

Virginia Falanghe

https://vivaomundo.com.br/

Jornalista, apaixonada por viagens, natureza, aventuras e em compartilhar dicas para ajudar mais pessoas a viajarem mais e melhor. Quando não está viajando, está lendo, escrevendo ou falando sobre destinos do Brasil e do mundo. Já pisou nos cinco continentes e fez algumas paradas longas para morar na Austrália, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Atualmente, mora em São Paulo e escreve dicas de viagens no site da Jovem Pan, integra a equipe do programa Mulheres da Pan como especialista em turismo e também é editora-chefe dos sites Dicas de Viagem, Viva o Mundo e Pousadas Incríveis  Uma boa leitura e ótimas viagens.