Notícias

‘Privatização da Sabesp é nossa prioridade absoluta’, diz Henrique Meirelles

No segundo painel do Fórum Jovem Pan Mitos e Fatos, o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, anunciou que a privatização da Sabesp é “prioridade absoluta” do governo estadual. O processo, segundo ele, seria feito em etapas.

“A questão a se discutir é o formato”, apontou o secretário. “As estatais no Brasil têm vantagens competitivas na hora de renovar seus contratos com as prefeituras, o que é feito automaticamente. Até por isso se discute a ideia da capitalização, mantendo o controle estatal para se usufruir desse benefício e abrindo o capital da empresa para acionistas”.

A privatização total da companhia, segundo ele, aconteceria caso a medida provisória que iguala companhias privadas e estatais na concorrência de contratos com o poder público seja aprovada no Congresso. “A partir daí a Sabesp teria uma posição privilegiada no mercado, por já ter contratos com os maiores municípios do estado de São Paulo. Os valores de venda poderiam ser extraordinários”.

Meirelles participou do Mitos e Fatos ao lado do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e do economista Bruno Lavieri, da 4E Consultoria. O painel discutiu os desafios para sanar as finanças e gerenciar a economia do estado de São Paulo.