Notícias

Mito ou verdade: tecnologia resolveria os problemas das grandes cidades?

Que a tecnologia é uma grande aliada no dia a dia ninguém duvida, mas como será que ela pode ser aplicada nas grandes cidades de maneira segura e confiável para resolver problemas de mobilidade, urbanismo, saúde e educação?

Esse é um grande desafio enfrentado em São Paulo, que já utiliza, por exemplo, semáforos inteligentes em locais determinados para controlar o trânsito, reduzir paradas e melhorar o fluxo de carros, mas isso ainda é pouco, como explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia da capital paulista.

“A cidade inteligente se utiliza da iluminação pública para ter sensores e câmeras, por exemplo. A mesma coisa pode ser feita nos pontos de ônibus, com aplicativos que permitam que as pessoas saibam quando o seu ônibus vai passar, evitando longas esperas”, conta Daniel, que estende essas vantagens para serviços como coleta de lixo e atendimentos médicos.

Para ele, o grande desafio da cidade do futuro é fazer com que ela funcione de maneira integrada para o cidadão, que muitas vezes precisa se deslocar de áreas periféricas para o centro apenas para resolver burocracias ou processos que poderiam ser acessados via smartphone.

“Numa cidade como São Paulo, que não foi planejada e tem tantas carências na parte de urbanismo, um dos itens fundamentais é que ela não pode funcionar de forma centralizada”, conta. “O urbanismo tem que pensar nessas questões”, complementa o executivo, que cita a adoção inteligente de aplicativos como a maneira mais eficiente de trazer a cidade do futuro para o presente.

“A tecnologia já está aí e pode ser implementada na parte de urbanismo, mobilidade, educação e saúde, mas o grande desafio é como usar essa tecnologia em prol do cidadão, que deve ser visto de forma integral e não setorial”, completa Daniel, que enfatiza a necessidade de trazer os principais serviços para perto das pessoas, de maneira rápida e descomplicada.

Quer saber mais sobre esse tema? Esse e outros assuntos referentes ao futuro nas grandes cidades serão abordados no fórum Mitos & Fatos – Jovem Pan Discute, que acontece no dia 24 de abril, em São Paulo, e será transmitido ao vivo em multiplataformas. Fique ligado!