Notícias

Caminhões são realmente os vilões das grandes cidades?


“A cidade de alguma forma sofre quando caminhões grandes acabam passando por dentro dela. São veículos pesados, muitos deles acabam danificando o pavimento e, se eles se envolvem em acidentes, mesmo que de madrugada, há reflexo no trânsito ao longo do dia.” Essa é a opinião de Claudio Barbieri da Cunha, professor do departamento de engenharia de tráfego da USP, sobre a presença dos caminhões nas grandes cidades.

Essa análise tem como foco a opinião de que os caminhões são responsáveis por piorar o trânsito, poluir as cidades e reduzir a qualidade de vida da população, mas será que é possível viver sem eles em uma cidade como São Paulo?

A resposta é: provavelmente, não, o que gera a necessidade de pensar em estratégias para minimizar os impactos desses veículos pesados, que podem atuar tanto no transporte de alimentos quanto na entrega de produtos adquiridos pela internet, por exemplo, como explica a motorista Ana Maria Machado.

“Mesmo pedindo pela internet, somos nós que levamos”, afirma a profissional, que sofre diariamente com a ausência de vagas específicas para caminhões em São Paulo, fazendo com que seja preciso rodar em círculos até encontrar uma vaga para estacionar. Isso sem contar o crescimento da frota, que chega a mais de 8 milhões de carros nas ruas.

Pensar em alternativas se mostra como o único caminho possível e é exatamente com esse objetivo que o professor Claudio trabalha em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology). “O trabalho que fazemos em conjunto com o Center for Transportation and Logistics vai nessa mesma linha, de tentar analisar o que está acontecendo para propor medidas que melhorem a produtividade dos veículos de carga e, com isso, a qualidade de vida nas cidades”, explica Claudio.

Um dos estudos do MIT, que já funciona na prática em Manhattan, é a entrega noturna de cargas, evitando que seja necessário “espremer” todas as entregas no horário comercial, o que sobrecarrega o sistema viário.

Quer saber mais sobre esse tema? Esse e outros assuntos referentes ao futuro nas grandes cidades serão abordados no fórum Mitos & Fatos – Jovem Pan Discute, que acontece no dia 24 de abril, em São Paulo, e será transmitido ao vivo em multiplataformas. Fique ligado!