Apesar de simples, a definição do dicionário para “saúde” é ainda bastante abstrata para milhões de pessoas. E são inúmeros os fatores que contribuem para esse cenário. São também inúmeros os caminhos viáveis para solucionar os problemas existentes e as propostas apresentadas a cada nova discussão.
Em meio ao caos na saúde, alardeado por muitos, misturam-se mitos e fatos. Para colocar luz sobre essa discussão complexa e cujo desfecho ainda está longe de ser alcançado, a Jovem Pan reúne os principais nomes da medicina no Brasil, empresários, representantes do setor público e especialistas ligados a organizações independentes em mais uma edição do Fórum Mitos & Fatos - Jovem Pan Discute: Saúde.
Será que em 2017, enquanto somos atingidos pelos efeitos da cada vez mais rápida e revolucionária transformação digital, ainda podemos debater falta de acesso à informação sobre riscos e formas de prevenção? Será que ainda é possível dizer que o futuro é incerto quando a genética já permite editar um gene com a finalidade de garantir o não surgimento de uma doença?
O avanço tecnológico, no entanto, pode ainda não ter penetrado em todas as camadas da sociedade. Pode também não ter sido acompanhado por discussões e conclusões definitivas sobre os limites do “médico-Deus”. Como enfrentar essas questões? De que formas a sociedade será impactada - e talvez já esteja sendo - pela medicina no futuro?
Para discutir a revolução tecnológica na medicina, e como cuidar de uma sociedade que vai viver mais e precisa também viver melhor, a Jovem Pan propõe um debate sério e o confronto entre Mitos e Fatos da saúde no Brasil e no mundo
A população aumenta, envelhece e vive mais. Novos tratamentos surgem para combater doenças que antes pareciam
incuráveis. Modelos de negócios aparecem para alterar o sistema que parecia sólido como uma rocha.
A evolução e o aprimoramento são inevitáveis e muitas vezes a inovação na gestão pode significar simplesmente resolver grandes problemas com poucos recursos bem aplicados e gerenciados. Quais os exemplos de gestão eficiente e inovadora na saúde brasileira? É possível ampliar o acesso sem aumentar o custo? Como negócio, a saúde pode ser rentável e ao mesmo tempo oferecer impacto social?
Amil
Albert Einstein
Secretário municipal de Saúde
Diretor da Santa Casa
Precisão no diagnóstico, agilidade e conforto durante o tratamento são apenas alguns dos reflexos da revolução tecnológica que atinge a medicina. Mas a transformação digital na saúde começa na formação dos profissionais, passa pelo desenvolvimento de tratamentos e medicamentos, e vai até a gestão de hospitais e clínicas. Quais são os desafios inerentes a essa revolução?
Como preparar o modelo atual de gestão da saúde para essa nova realidade? A tecnologia será capaz de sozinha tornar acessíveis e simples tratamentos hoje caros e complexos?
São Leopoldo Mandic
IBM
Gastroenterologista
Johnson & Johnson
A velha máxima “você colhe o que você planta” é perfeita para definir como devemos pensar e cuidar de nossa saúde. Cultivar hábitos saudáveis, fazer exercícios regularmente e viver uma vida com tranquilidade e equilíbrio são alguns dos passos para a garantia de um futuro sem complicações com a saúde.
O aumento da expectativa de vida nos força a pensar em viver mais e viver melhor. Mas será que estamos cuidando disso? Sabemos como fazer a “manutenção” de nossa saúde? Preparamos nossa vida para uma velhice mais longa e mais saudável?
Pediatra
Oncologista
Gerontologista
Secretário da Saúde
Manipulação genética, produção de medicamentos milagrosos, a descoberta, antes mesmo do nascimento, da possibilidade de desenvolvimento de doenças. “Brincar de Deus” é uma expressão frequentemente usada para simbolizar os limites (ou falta deles) para que um cientista avance em direção a uma nova descoberta.
Pesquisadores, médicos e os representantes das grandes indústrias têm como missão enfrentar os limites da ética. Mas quais são esses limites? Como encontrar o equilíbrio entre o avanço e o risco de abrir precedentes perigosos?
BMS
Geneticista
Cremesp
Medica Pesquisadora
CONEP
Alameda Santos, 1437