São Paulo é o maior estado do país em termos econômicos e um dos principais cartões de visita do Brasil para o mundo. A posição de destaque, claro, impõe desafios para a administração de um estado com 45 milhões de habitantes - população maior que a da Argentina - e que representa pouco mais de 30% do Produto Interno Bruto brasileiro.
E é justamente sobre os desafios e sobre as propostas para vencê-los que o Fórum Mitos & Fatos - Jovem Pan Discute vai se debruçar.
Vamos reunir representantes do governo estadual, especialistas e empresários que se destacam em São Paulo para discutir o maior estado do país e os caminhos para a manutenção de seu crescimento.
Aumentar a eficiência da administração do maior estado brasileiro com a redução da burocracia e a eliminação de gargalos representa impacto positivo também na esfera nacional. São Paulo é a “locomotiva” do Brasil.
Um dos grandes desafios é tornar a vida do empresário menos complexa, com menor grau de burocratização, simplificação tributária e oportunidades de geração de receita.
Na outra ponta, é preciso reformular a máquina pública, otimizando processos, eliminando etapas desnecessárias e tornando as tecnologias ferramentas importantes para suportar o crescimento e a retomada econômica
Vice-governador de São Paulo
Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo
Economista da 4E Consultoria
São Paulo é um dos estados que mais aposta nas Parcerias Público-Privadas. As rodovias concessionadas são um case importante. 19 das 20 rodovias mais bem avaliadas no país estão no estado de São Paulo, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes.
Seguindo nesta linha, o governador de São Paulo, João Doria, apresentou como proposta, durante a campanha, um pacote de desestatizações que abrange desde a construção de presídios até a hidrovia Tietê-Paraná.
Quais as vantagens das desestatizações e por que ainda há questionamentos a respeito desse processo? Reduzir as contas é apenas o começo, quais os outros passos para tornar o estado mais eficiente e colocá-lo na rota de crescimento? Há riscos na privatização de áreas estratégicas?
Secretária de Desenvolvimento Econômico
Secretário dos Transportes Metropolitanos
Novo Entreposto de São Paulo
Secretário Desenvolvimento Regional
Após superar uma crise hídrica que afetou diversas cidades em todo o estado, São Paulo hoje exporta expertise para que municípios pelo Brasil consigam gerenciar de forma eficiente a distribuição de água e consigam se preparar para períodos de estiagem.
Segurança hídrica é um conceito que se transformou em prática efetiva em diversas cidades do interior que já trabalham para ampliar a capacidade de seus reservatórios, em alguns casos acima de 50%, para garantir abastecimento mesmo em períodos de estiagem.
Outro desafio importante que precisa ser enfrentado é a despoluição dos rios Pinheiros e Tietê. Além do impacto positivo para o meio ambiente, recuperar os rios que cortam a capital paulista e atravessam outros municípios pode trazer benefícios econômicos para o estado.
É possível esperar a recuperação dos rios em curto ou médio prazo? Quais as alternativas viáveis para isso? Que mudanças precisam ocorrer nas políticas de saneamento da cidades para evitar que todo o trabalho seja em vão?
O que está sendo feito, nos campos regulatório e de infraestrutura, para garantir segurança hídrica do estado?
Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente
Presidente da Sabesp
Presidente Instituto Trata Brasil
Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica
Secretário de Educação
Secretária de educação básica do MEC
Educador
Coordenador do Ensino Técnico do Centro Paula Souza