Pular para o conteúdo

Você já sofreu com fissura anal?

Você já sofreu com fissura anal?

A fissura anal é uma pequena laceração no tecido que reveste o ânus. Ela causa dor à evacuação além de sangramento. O sangue pode estar presente ao redor das fezes ou no papel higiênico após sua utilização.

Esse problema é extremamente comum em crianças, mas pode ocorrer em qualquer idade. A maioria das fissuras se cura espontaneamente sem tratamento. Contudo, algumas necessitam de cuidado médico.

A incidência de fissuras anais diminui rapidamente com a idade. Nos adultos, elas podem ser causadas por constipação, especialmente devido à passagem de fezes grandes e endurecidas ou em casos de diarreia prolongada. As fissuras também são frequentes em mulheres após o parto e em pacientes com doença de Crohn.

Entre os sintomas e queixas mais frequentes, destacam-se: dor na região anal à evacuação; presença de sangue na superfície das fezes ou no papel higiênico e prisão de ventre crônica. O diagnóstico é feito pela história clínica do paciente e pelo exame da região anal.

Nas crianças, a melhor maneira de prevenir é trocando frequentemente as fraldas. Nos adultos, o tratamento inclui alterações da higiene e de dieta. Recomenda-se manter a região anal sempre seca e a limpeza do ânus, de preferência com “chuveirinho” ou algo similar. A dieta deve conter maior quantidade de fibras, pela ingestão de frutas, legumes, verduras e cereais como farelo de trigo e aveia. A ingestão de água também é importante, a fim de tornar as fezes mais macias.

O tratamento da fissura anal inclui das medidas preventivas, além da utilização de fibras solúveis misturadas à dieta. Em casos agudos devem ser utilizadas pomadas anestésicas e anti-inflamatórios, além de banhos de assento. Quando o tratamento clínico não é efetivo, recomenda-se a cirurgia. Trata-se de um procedimento simples e de ótimo resultado.

Acompanhe meu site também: http://drsalim.com.br/

Comentários

comments