Pular para o conteúdo

Tudo sobre: Herpes-Zoster

Tudo sobre: Herpes-Zoster

en2517672Qual a diferença entre herpes-zoster e a catapora?

O vírus Varicela–Zoster apresenta duas manifestações diferentes, a varicela (catapora), e o herpes-zoster (cobreiro). A varicela é a manifestação da primeira infecção por esse vírus, já explicada na seção dos exantemas febris. Após a resolução da varicela, o vírus permanece latente (adormecido) no corpo, podendo sofrer uma reativação. A manifestação clínica dessa reativação é o chamado herpes-zoster.

O que é o herpes-zoster?

É uma doença recorrente da reativação do vírus Varicela-Zoster, que afeta adultos em idade mais avançada e pacientes com comprometimento do sistema imunológico. Também é conhecida como cobreiro.

Como se desenvolve?

Em qualquer pessoa que tenha tido varicela pode se desenvolver o zoster. Em geral, ele ocorre em adultos com mais de 50 anos, e a incidência aumenta com a idade. É raro o reaparecimento do zoster no mesmo local.

O que a pessoa sente?

A doença se inicia com mal-estar, dor localizada em um segmento do corpo, ardência e perda da sensibilidade. Surgem então no local dos sintomas as lesões de pele que tipicamente são bolhas sobre uma base avermelhada, que se fundem, secam, formam crostas e caem. Elas surgem gradualmente, levando 2 a 4 dias para se estabelecer por completo no trajeto de um nervo. As regiões mais acometidas são o tórax, o pescoço, a face e a região lombossacral (nas costas, próximo às nádegas).

A dor é intensa, podendo permanecer mesmo após a melhora das lesões (é a chamada nevralgia pós-herpética). Na maioria das vezes essa nevralgia se resolve dentro dos primeiros 12 meses, mas pode persistir por anos.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é fundamentalmente clínico, já que o aspecto das lesões é típico.

Como se trata?

O uso de medicações antivirais acelera a cicatrização, diminui o aparecimento de novas lesões, e alivia a dor. Esses medicamentos são eficientes quando utilizados dentro das primeiras 72 horas depois do aparecimento das lesões de pele.

Como podemos prevenir a infecção?

Não existe prevenção até o momento, mas uma vacina contra o herpes-zoster está em estudo clínico, e os resultados ainda são preliminares.

Essas e outras informações sobre herpes-zoster você pode encontrar no livro ‘Saúde – Entendendo as Doenças, a Enciclopédia Médica da Família’, de minha autoria em conjunto com o Dr. Paulo Kauffman.

 

 

Comentários

comments