Pular para o conteúdo

Erisipela

Erisipela é o processo inflamatório agudo, de etiologia bacteriana, do tecido celular sub-cutâneo, que é a camada de gordura que fica abaixo da pele. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo mas os locais mais comuns são na face e nos membros inferiores. Vamos explicar melhor a erisipela dos membros inferiores.

Esse processo infeccioso costuma ocorrer pela penetração de bactérias por ferimentos que ocorrem na pele. A bactéria que mais comumente causa a erisipela é o Estreptococus Beta Hemolítico e em menor  freqüencia o Estafilococus Aureus.

Frieiras, micoses de unhas, unhas encravadas, manipulações feitas por pedicure, raspagem de calos e uso de sapatos apertados  são algumas das causa de erisipela.

Pessoas obesas, diabéticos, portadores de varizes dos membros inferiores, quem tem inchaço nas pernas e pés tem mais chance de adquirir essa doença.

A sintomatologia clássica é mal estar, náuseas, vômitos, calafrios e finalmente o aparecimento de febre. Depois disso surge um vermelhidão no membro comprometido que as vezes progride rapidamente. Dependendo da gravidade do quadro, pode evoluir com formações de bolhas na pele que é a chamada erisipela bolhosa.

Quem adquiri uma erisipela deve procurar seu médico rapidamente para um tratamento adequado. Quando feito o diagnóstico, se institui precocemente tratamento a base de antibióticos. Dependendo da gravidade, necessita de internação hospitalar, hidratação e esquema antibiótico injetável.

A recorrência desses quadros é muito comum por isso deve-se fazer um tratamento apropriado para evitá-la, corrigindo as possíveis causas do problema.

 

 

Comentários

comments