Coreógrafo Ivaldo Bertazzo celebra seus 70 anos com lançamento de documentário

Nesta quinta-feir (24), o Sesc Vila Mariana recebe o lançamento do documentário “Olhar o Vento” (Dir.: Talita Miranda, BRA, 2019, 28″), baseado na obra “Próximo Passo – O Espetáculo”, de Ivaldo Bertazzo, realizada em 2017 e protagonizada por cidadãos dançantes com o objetivo ajudá-los a superarem a depressão por meio da dança.

O filme “Olhar o Vento”, dirigido pela fotógrafa e diretora audiovisual Talita Miranda que, a partir da perspectiva psicomotora e humana contida no Método Bertazzo, investiga o fenômeno da integração entre as funções vitais do corpo físico, psíquico e simbólico, e revela como sentimentos antagônicos de tristeza e felicidade, ansiedade e trégua são necessários para o processo de construção de identidade.

Assista ao trailer

Antes da exibição do documentário será mostrado o making of  “Próximo Passo – O processo” (Dir.: Talita Miranda, BRA, 2019, 7″) baseado no “Próximo Passo – O Espetáculo”, apresentado no Sesc Vila Mariana em 2017, que mostra a trajetória dos participantes e do educador no processo lúdico e sofrido dos ensaios que culminaram na apresentação final.

Bertazzo nos mostra como o corpo precisa manter os sentidos ativos, criando relações, para manter a estabilidade e o equilíbrio emocional: o corpo deve lutar constantemente contra o estado de engessamento, através de gestos e atitudes que em sua evolução, passam inevitavelmente por conflitos e dor. Neste contexto a psicomotricidade se torna então uma grande aliada para os ritos de passagem promovidos pela vida.

Após a exibição, Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo, bate um papo com o coreógrafo e educador sobre seu método de trabalho e processos de criação. O lançamento do filme coincide com o feliz momento de celebração dos 70 anos de Ivaldo Bertazzo e suas 4 décadas de parcerias e realizações com o Sesc.

 

SERVIÇO
Endereço: Auditório do Sesc Vila Mariana
Data: 24/10
Horário: 20h
Entrada gratuita – Retirada de ingressos na rede de bilheterias do Sesc a partir das 14h