Encontro latino-americano de ayurveda promove técnicas para bem-estar físico e mental

São Paulo recebe o 3º Encontro Latino-Americano de Ayurveda nos dias 25, 26 e 27 de outubro .

Nesta nova edição, o espaço irá reunir renomados médicos, terapeutas, congressistas, povos indígenas, quilombolas, professores e especialistas para promover a troca de conhecimento sobre o Ayurveda, sistema milenar de medicina tradicional vindo da Índia e tecer um diálogo possível entre esse sistema e os sistemas de medicina ancestrais de nossos povos indígenas e os saberes quilombolas.

O evento inicia com uma grande cerimônia de abertura com o tradicional acendimento da lamparina pelo cônsul geral da Índia, Sr. Amit Kumar Mishra e um pajé especialmente convidado para abençoar o evento. Ambos também irão participar das palestras abordando as diversas formas de cura de cada sistema.

O propósito do ELAA é celebrar e compartilhar o conhecimento milenar do ayurveda e dos saberes ancestrais de nossos povos entre profissionais, médicos, terapeutas, professores, especialistas e todos os interessados em saúde e qualidade de vida, promovendo o intercâmbio e a difusão destes saberes entre países da América Latina e Índia.

O encontro traz a oportunidade única de contato com notáveis especialistas nacionais e internacionais, que compartilharão seus saberes para a prática das medicinas tradicionais com responsabilidade e respeito às culturas e tradições de seus povos.

Nesta edição o diálogo novamente se expande aos conhecimentos da Medicina Tradicional Indígena e dos saberes Quilombolas, tecendo caminhos para fomentar a pesquisa, o diálogo e o uso de recursos locais para a prática desses sistemas e do ayurveda na América Latina.

Além do Congresso, que oferece uma programação completa com palestras, mesas redondas, meditações e apresentações culturais, haverá uma feira ayurvédica  com diversos expositores de produtos naturais para saúde e bem-estar e a 1ª edição do VeggieVeg – Festival de Gastronomia Vegetariana e Vegana com alimentos preparados diariamente com ingredientes da melhor qualidade e totalmente coerentes com a proposta do evento. A entrada para a feira  e o festival é gratuita e aberta a todo interessado em conhecer, usufruir, estudar e praticar os sistemas tradicionais de medicina e reconhecer os saberes e práticas dos povos que os desenvolveram.

O evento também conta com a participação de outros palestrantes como Dr. Paul Hersch Martínez (México), Rafaela Vargas (Brasil) – Shamanismo Feminino na Amazônia, Puja Kaushik (Índia) – Médicos da Índia antiga e o desenvolvimento do Ayurveda, Luiza Hiromi Tanaka (Brasil) – Essência e vivência em mindfulness e compaixão para a saúde, Marcelo Fortaleza Flores (Brasil) –

O que os Povos Indígenas tem a nos ensinar, Dr. Jeevan Jose (Índia) – Panchakarma, Dr. Sérgio Felipe de Oliveira (Brasil) – Chakras e a Glândula Pineal, Eliana Rodrigues (Brasil) – Medicamentos Tradicionais no Brasil, Nininha Lacombe (Brasil) – O seu equilíbrio pode estar na simplicidade, Ricardo Balsimelli – Ayurveda e Doenças Crônico Degenerativas e muitos outros.

Nessa imersão de três dias, também será possível desfrutar um pouco da cultura indiana e indígena através de documentários que serão exibidos durante o evento.

SERVIÇO
Local: Rua Angá, 994 – Vila Formosa
Data: 25, 26 e 27 de outubro (sexta, sábado e domingo)
Ingressos: www.elaayurveda.com.br
A feira e o espaço VeggieVeg são gratuitos