Encontro no Unibes Cultural propõe pensar cidade para as crianças

No dia 14 de setembro, a Unibes Cultural recebe o evento Diálogos da Cidade, um encontro que tem como objetivo pensar em uma cidade que acolha, com todas as suas potencialidades, a primeira infância. Realizado pela e.m projects, que atua na gestão de projetos socioculturais e investimento social privado, o Diálogos terá três especialistas: a socióloga Karina Tollara d´Alkimim, a empreendedora social Drica Lobo e a gestora de programas da Fundação Bernard van Leer, Fernanda Vidigal.

A Carta das Cidades Educadora (Barcelona 1990), em seu princípio 7, prevê que a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados
ao desenvolvimento social, moral e cultural.

Nesse contexto, primeiramente é necessário que se reconheça que as visões de mundo das crianças são bases legítimas para o planejamento urbano, desse modo, é preciso realizar um trabalho de sensibilização e incluir os pequenos no planejamento
urbano através de processos participativos, valorizando o patrimônio cultural edificado, e proporcionando o entendimento da  relação entre a natureza e o que foi construído pelo homem.

Na mediação do painel estará Regina Monteiro. Arquiteta e urbanista, Regina é idealizadora da Lei Cidade Limpa, superintendente da Paisagem Urbana da cidade de São Paulo e presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana de São Paulo (CPPU).

SERVIÇO
Data: 14 de setembro
Horário: 11h
Local: Auditório Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500