Cai de Boca: Premiado chef Jun Sakamoto e os mistérios da culinária japonesa

Há 19 anos, Jun Sakamoto inaugurou seu primeiro restaurante, na rua Lisboa, em São Paulo. De lá pra cá, ganhou inúmeros prêmios e abriu mais duas casas que também exaltam a alta gastronomia e a culinária japonesa tradicional em ambientes e a preços mais acessíveis.

Ouvir Jun é como desvendar os mistérios da cultura japonesa, que muitas vezes perde seus verdadeiros sabores no serviço dos rodízios e restaurantes de bairro. “Não sou contra o cream cheese no sushi, apenas não como porque não gosto”, dispara.

Experimentar os sushis de Jun com vieiras, polvo, peixes e ovas é se emocionar com os temperos e todo ritual que ele defende, é entender na boca o diferencial que existe na origem de cada produto e sua história. É um privilégio para poucos sentar-se ao balcão para vê-lo preparar pessoalmente cada peça do inesquecível menu de 16 passos. A finalização impecável e a disposição para responder os clientes mais curiosos completam a experiência, que pode custar mais de R$350 por pessoa.  “Fico feliz quando elogiam o meu arroz porque o arroz é a alma do sushiman”, reflete, sobre os grãos especiais temperados de forma igualmente especial.

Ainda aproveitamos a oportunidade para esclarecer o certo e o errado de comer com as mãos, como usar o hashi, o wasabi (e descobrir que o que comemos não é wasabi de verdade), o gengibre, o shoyo…

Neste bate papo descontraído do podcast Cai de Boca, com a jornalista Paty Moraes Nobre e participação especial do apresentador Alex Ruffo, do Máquinas da Pan, Jun se mostra bem humorado e não evita nenhum assunto. O chef até arriscar dizer que a economia do país está melhorando. Ah, e para Jun, que é apaixonado por vinhos caros, uma boa cerveja pode ser a melhor companheira do sushi.

Ouça aqui:

 

SERVIÇO

Junji Sakamoto – Shopping Iguatemi – Av. Brig. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano.
Jun Sakamoto – Rua Lisboa, 55 – Pinheiros
J1 – Shopping Villa Lobos – Alto de Pinheiros
Telefone.: 3813-0820