Pular para o conteúdo

Estante JP #12: A construção do Brasil moderno – Partes I e II

Estante JP #12: A construção do Brasil moderno – Partes I e II

No Estante JP desta semana, Gabriel Dias convida o jornalista Luan Henrique para entrevistar Ruy Castro, um dos maiores autores brasileiros em atividade e autor das biografias de Carmen Miranda, Nelson Rodrigues e Garrincha. Entre suas obras estão “Chega de Saudade – A História e as Histórias da Bossa Nova” e “A Noite do meu bem”, entre outras.

Seu último livro, “Metrópole à Beira-Mar: O Rio Moderno dos Anos 20”, é o mais completo relato sobre o desenvolvimento e a construção do Brasil moderno a partir de uma perspectiva romântica e boêmia da capital carioca. Neste sentido, Ruy Castro aponta para uma explosão criativa na literatura e na ebulição do pensamento político, além das ramificações que solidificaram as crenças de comunistas, socialistas e conservadores no período, desde a preparação para o Centenário da Independência, com a organização da Exposição de 1922, aos acontecimentos políticos, sociais e culturais que acompanharam o desenvolvimento de um país chamado Brasil.

Neste novo livro, Castro também aborda, em uma das mais completas pesquisas sobre o tema, como a gripe espanhola assolou o país, um assunto que gera conexões óbvias com o atual momento de pandemia de Covid-19.

Parte I:
Parte II: