Pular para o conteúdo

CRÍTICA | ‘Agora Estamos Sozinhos’ com Peter Dinklage e Elle Fanning é um filmão!

Divulgação
CRÍTICA | ‘Agora Estamos Sozinhos’ com Peter Dinklage e Elle Fanning é um filmão!
Filmão! Assistam!

‘Agora Estamos Sozinhos’ conta com Peter Dinklage e Elle Fanning como dois relutantes sobreviventes de uma praga que parece ter dizimado o mundo inteiro

Falar sobre o fim do mundo é um dos gêneros da ficção científica que mais tem sido usado desde a virada do século. E tirando o fator bíblico, que é usado com os sinais do Apocalipse, você ainda tem o fim do mundo pela devastação causada pelo choque de meteoro, pragas quer transformam mortos em zumbis carnívoros, gripes mortais que sacodem as estruturas dos países e, até mesmo, invasões de seres de outros planetas.

No caso de Agora Estamos Sozinhos, a ideia é contar a história de uma praga de quase devastou a humanidade, pelo ponto de vista de um sobrevivente que vive solitariamente numa pequena cidade da costa oeste americana. Del (Peter Dinklage), que fez Tyrion Lannister da cultuada série Game of Thrones, sobreviveu a essa praga, da qual não se tem informação, mas mata as pessoas sugando sua essência, deixando um corpo magro e flagelado, como se tivesse morrido de inanição.

Ele mora na biblioteca da cidade, já que antes do apocalipse ele trabalhava lá. É de lá que ele decidiu limpar a cidade para deixa-la mais digna. Todos os dias, sua rotina é visitar as casas dos bairros, retirar os corpos, lacra-los, e enterra-los num terreno na periferia. Após seu “trabalho”, Del vai até o lago e pesca seu almoço ou jantar. Sim, há muito estoque de enlatados que não perderam seu prazo de validade, e pescar é seu último refúgio para não enlouquecer totalmente.

A rotina é quebrada quando chega na cidade, Grace (Elle Fanning), demonstrando que a garota, que fez Malévola, sabe sim atuar, especialmente quando sua personagem está totalmente removida dos adereços de Hollywood. Del acha a garota dentro de um carro, desacordada e com um ferimento na cabeça. Ele cuida de Grace, mas mantém uma certa distância, emocional, claro, como quem acabou de achar um cachorro na rua e não tem certeza de ele pode ou não prejudicar você.

Ela descobre que cada uma das casas que Del limpou, ele retirou uma foto do lugar. Questionado sobre essa “coleção” a sinceridade da resposta cativa a garota, que começa a ajudar o novo companheiro de sobrevivência em sua rotina. E se você pensa que a história depois descamba para um “felizes para sempre mesmo no fim do mundo”, engana-se. Há uma surpresa relacionada com um segredo que Grace trouxe com ela e que é decisivo para uma mudança radical de cena.

Agora Estamos Sozinhos é uma dessas produções independes que, felizmente, acabam chegando em canais streamings com o Looke, para a felicidades de quem gosta do gênero. Produzida em 2018, o filme acabou ganhando o prêmio especial do Juri do Festival de Cinema Independente de Sundance, além de ter sido indicado como Melhor Filme do Festival de Cinema Fantástico de Sitges, na Espanha.

O filme vale também pelo tour de force que a dupla Peter e Elle faze ao longo de pouco mais de 90 minutos. Del lembra um pouco o comportamento de Finbar McBride, personagem de O Agente da Estação, produção independente que levou Dinklage a subir de patamar em Hollywood, deixando de ser um ator de um personagem só. O diferencial é que Del quer viver isolado, enquanto Finbar quer tentar se encaixar no mundo em que vive. Mesmo tendo a oportunidade de mudar isso com a chegada de Grace, Del é um solitário por convicção.

Assista Agora Estamos Sozinhos para entender que determinadas decisões que tomamos em nossas vidas, parecem muito mais complicadas do que gostaríamos que fosse.