Pular para o conteúdo

A atitude saiu de férias

 

O Deportivo Cali fez dois gols após estar perdendo do Always Ready por dois a zero. Exatamente quando a atitude deveria criar um grave problema para seus jogadores em La Paz. Já o São Paulo passeou em Cochabamba contra um time em crise, é verdade, mas que foi presa fácil inclusive no segundo tempo. O Jorge Wilsterman acusado muitas vezes de vencer por jogar no alto, desta vez só ficou olhando o adversário atuar.

Em síntese, quando um time é bom, mesmo sentindo os indiscutíveis problemas de jogar a mais de 2500 metros, se vira bem e ganha. Quando fracassa já tem a desculpa perfeita e reclama da autorização da Fifa em fazer jogos nestas condições.

Nunca ninguém morreu por jogar na altitude. Todas a mortes em campo foram sob forte calor. Então como se aceitam jogos no calor forte, como no Rio Janeiro ou em Salvador, por exemplo. Sem contar que a Fifa aceitou, verdade que através de um esquema pouco convencional, fazer uma Copa do Mundo no deserto.

Então, deixem a pobre Bolívia viver seus raros momentos de bom futebol em casa. Não achem desculpas antecipadas para vexames. O ser humano pode se adaptar a qualquer lugar, mesmo com as limitações eventuais num ou noutro ponto. Quem é bom vai e atua num ritmo suficiente para vencer. Os outros choram e terceirizam suas culpas pelas vergonhas em algumas partidas.