Pular para o conteúdo

Burguês é a vovozinha

Burguês é a vovozinha

lulla pingaO termo burguês é jurássico. Algumas pessoas retrógradas ainda o utilizam para enganar os menos favorecidos. É triste. É uma pena que muitos não tiveram oportunidade de estudar, não sabem o que foi o Feudalismo, a criação dos burgos e a origem da palavra “burguesia”. Vale lembrar que a Revolução Francesa, feita pelos burgueses, deu certo. O sistema de governo gerado pela Revolução Burguesa, sobrevive até hoje nas democracias de todo planeta. Em compensação, a Revolução Operária fracassou. O comunismo só existe graças a repressão das ditaduras militares.

Confesso que adoraria colocar alguns reis brasileiros na forca. Mas, isso é muito antigo.

Nosso gênio Lula acaba de vomitar mais uma frase infeliz. Sugeriu para um garoto que largue o tênis e procure a natação, porque tênis é coisa de burguês. Será que Lula imagina que natação é praticada no mar ou nos rios? Não conheço piscinas públicas no Brasil, muito menos nas escolas públicas. É uma pena que ao invés de tentar mudar a realidade, construir áreas públicas para a prática esportiva, Lula prefira ser preconceituoso, falar palavrão e desestimular o sonho do garoto.

O companheiro Lula que posa de operário, mas vive como burguês, tem até um pouco de razão.

O Brasil é um país sem oportunidades para quem pratica os chamados “esportes olímpicos”. Não existe a cultura de praças esportivas para o “Povo”, termo adorado pelos populistas. Quadras públicas de tênis, esquece. Aracaju, terra da Petrobras, é uma exceção. Aliás a estatal é patrocinadora do maior circuito de tênis da América Latina. Tenho certeza que Lula não sabe. Sua especialidade é palpitar sobre Irã, Honduras, Colômbia e criar imbróglios internacionais. E o importante patrocínio do Correios para a CBT? Será que a ideia da empresa é criar um exército de burgueses? Será que Lula sabe que Guga é garoto progaganda do Banco do Brasil?

O BB é Banco de burguês? Correios e Petrobras são empresas para os burgueses?

Em Buenos Aires existem mais quadras públicas de tênis que em todo Brasil. A cidade de Tandil é um celeiro de jovens talentos. Crianças pobres, aprendem a jogar tênis e conseguem levar uma vida mais digna. Isso acontece também nos Estados Unidos onde pessoas como Vênus, Serena, Blake e tantos outros, aprendem a jogar tênis através de programas sociais, e caso não virem profissionais, podem cursar as maiores universidades do planeta, com bolsa de estudo.

No Brasil, muitos profissionais do tênis tem origem humilde, mas Lula não sabe. A diferença é que no Brasil muitos começam como pegadores de bola, professsores, ganham tíulos para frequentar clubes, apoio de amigos, patrocínio de empresas, etc…. Isso é fantástico. E além de aprenderem um esporte e uma possível profissão, aprendem a largar os termos chulos utilizados pelo presidente Lula e o governador Sérgio Cabral neste vídeo infeliz e preconceituoso.

É uma pena que Lula não conheça a realidade dos atletas brasileiros.

Comentários

comments