Pular para o conteúdo

Nadal ou Federer? Confira os números

Nadal ou Federer? Confira os números

Nadal bateu Djokovic com facilidade, parciais 6/0, 6/2 e 7/5, e levou o décimo terceiro título em Roland Garros. O rei do saibro é o maior campeão do Aberto da França. O espanhol é o único tenista da história com 100 vitórias no torneio francês. Com a conquista, Nadal igualou Federer em número de Grand Slams. Cada um tem 20 títulos. Pela idade, Nadal poderá tornar-se o recordista isolado.

Mas quem é melhor, me perguntam sempre, Nadal ou Federer?

Complicado, no esporte as comparações não são tão simples, cada um tem seu valor, cada um na sua época, no tênis cada um no seu piso…. Mas, vale a pena olhar alguns números e tirar algumas conclusões.

Federer tem mais títulos na ATP, são 103 contra 86.

Nadal é muito melhor no saibro. No confronto, o espanhol lidera 14×2. Federer bateu Nadal na terra batida apenas duas vezes, uma final em Hamburgo e outra em Madri. São 13 títulos em Roland Garros contra apenas 1 do suíço.

Federer leva vantagem em todos os outros pisos. Na grama 3×1, piso sintético 11×9. Federer tem 6 títulos na Austrália contra 1 de Nadal. No US Open 5×4 a favor de Federer. Em Wimbledon 8×2 Federer. No ATP Finals, considerado o mundial do tênis que reúne os oito melhores no final da temporada, Federer tem 6 títulos e Nadal nenhum.

O suíço também leva vantagem quando o critério é permanência na liderança do ranking mundial. Federer é o recordista com 310 semanas entre 2004 a 2018. Sampras é o segundo com 286 e Djokovic o terceiro com 284. O sérvio tem tudo para ser o recordista em breve. É do Federer também o recorde de semanas consecutivas como número um do mundo: 237.

Nadal lidera em conquistas de Masters Series, 35×28, no confronto direto 24×16 e nas vitórias em finais 15×10.

Complicado, não? Eu sabia.

Fico com Federer pois lidera o confronto em três pisos, Nadal venceu mais no saibro.

Comentários

comments