Pular para o conteúdo

Alemanha muito fácil e só no contra-ataque

Alemanha muito fácil e só no contra-ataque

Foto Getty Images
A Alemanha não correu o menor risco. Dominou totalmente o primeiro tempo. Neuer não fez uma defesa. Os alemães ainda perderam duas oportunidades. No segundo tempo, começou displicente, errando muitos passes. A Argentina cresceu, mas não incomodou. Os alemães deixaram a isca, ou melhor a posse de bola para os argentinos, e mataram o jogo nos contra-ataques.

Ganhou a equipe melhor preparada taticamente. É uma equipe que marca forte, joga fechada, explorando os contra-ataques com velocidade. Joga sem a bola.

Assim como faz o Brasil, a Alemanha joga no contra-ataque. Os esquemas são idênticos. Porém, existem duas diferenças fundamentais: Joachim Loew utiliza volantes habilidosos e ofensivos e não depende de um único jogador como o Brasil depende do Kaká. Dunga perdeu 7 jogos. Kaká apenas 2 (Portugal e Holanda).

É por isso que a Alemanha teve dificuldade com retrancas como Sérvia e Gana, mas quando saiu na frente, contra equipes que atacam, goleou. Contra a Inglaterra o jogo foi mais equilibrado. Neuer fez defesas mais difíceis. Poderia ter ficado 2×2, caso o Larrionda estivesse ligado. Mas, no final foi goleada.

Schweinsteiger tem feito uma Copa maravilhosa, nesta sua nova função de segundo volante. Ozil é uma bela revelação. Neuer é seguro. Muller é rápido e versátil. Podolski é habilidoso. Klose é matador. Todos marcam e todos contra-atacam. É difícil marcar uma equipe onde todos sabem jogar.

A única chance é jogar fechado como Gana, Sérvia, Coréia do Norte, Portugal…

A Argentina depende muito do Messi, como o Brasil de Kaká. Quando são marcados, os outros não jogam. Kaká e Messi não foram campeões mundiais, nem eleitos por técnicos e jogadores por acaso. Ficaram devendo, é verdade.

Mascherano é o Felipe Melo dos argentinos. É melhor tecnicamente, mas bate muito. Merecia ter sido expulso. Tevez fez uma boa Copa. É mais voluntarioso e raçudo que Robinho, mas não tem técnica. Seria um ótimo jogador de rugby. O argentino fez muito mais que o brasileiro. Profissionalmente, é incomparável.

Maradona é um fanfarrão. Dunga pode virar técnico, se optar por este caminho. Dizem que a Fiorentina tem interesse. Maradona jamais. Fez uma péssima campanha nas eliminatórias, perdeu tudo o que disputou, taticamente é um desastre, foi goleado pelo Brasil, Alemanha, Bolívia… É um fanfarrão.

A Alemanha deve enfrentar a Espanha, se vencer o melhor logo mais.

Comentários

comments